TAMBOR DE CRIOULA

herança, comunicação e resistência no Território quilombola Santa Rosa dos Pretos, Itapecuru-Mirim/MA

Autores

  • Dayanne Santos PPGS/UFRGS
  • JOÉRCIO PIRES Território quilombola Santa Rosa dos Pretos; União das comunidades Quilombolas de Itapecuru-Mirim/MA (UNICQUITA/MA); GEDMMA/UFMA.
  • LUIS EDUARDO

DOI:

https://doi.org/10.34024/pensata.2021.v10.12103

Resumo

Neste ensaio visual buscamos mostrar a importância do tambor de crioula como instrumento de resistência no território quilombola Santa Rosa dos Pretos, localizado no município de Itapecuru-Mirim no estado do Maranhão. As fotos foram tiradas em abril de 2021, nela compartilhamos a produção de uma liberdade cotidiana que vem da força e das conexões estabelecidas com o tambor, que é um guia/ator importante da defesa do território e do corpo dos quilombolas. “O tambor como herança dos pretos é o alimento da alma, algo que sustenta o ser, pois até quem tá doente quando escuta o som do tambor, se levanta e vai brincar”, ele assume distintos significados, bem como ele é usado pelos moradores como instrumento de luta em momentos de manifestações e enfrentamentos postos pelo Estado e por grandes empreendimentos.

Palavras-chave: quilombos; corpo; resistências; tambor de crioula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayanne Santos, PPGS/UFRGS

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Membro do Grupo de Estudos: Desenvolvimento Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA); Coordenadora do Coletivo Encontros Marginais; Integrante do Pretambor RS.

Downloads

Publicado

2022-04-19

Como Citar

Santos, D., PIRES DA SILVA, J., & DA SILVA COSTA, L. E. (2022). TAMBOR DE CRIOULA: herança, comunicação e resistência no Território quilombola Santa Rosa dos Pretos, Itapecuru-Mirim/MA. Pensata: Revista Dos Alunos Do Programa De Pós-Graduação Em Ciências Sociais Da UNIFESP, 10(2). https://doi.org/10.34024/pensata.2021.v10.12103

Edição

Seção

Obra Visual
Recebido: 2021-05-06
Aceito: 2022-03-29
Publicado: 2022-04-19