Fragmentos de Escrevivência nas Poesias de Jovens Secundaristas.

Autores

  • Fernanda Cristina Gomes Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Lisboa
  • Jaquelina Imbrizi

DOI:

https://doi.org/10.34024/pensata.2022.v11.11801

Resumo

As experiências das juventudes de territórios atravessados pela desigualdade social convocam a poesia como artefato para imaginar outros modos possíveis de existência no mundo. O objetivo do artigo é investigar a manifestação cultural das juventudes a partir de articulações entre a noção de Escrevivência, de Conceição Evaristo, e trechos das poesias produzidas por secundaristas de uma escola pública em São Vicente/SP, publicadas no livro “Poesias Diversas - 2019”. Trata-se de contemplar a ideia de arte ampliada como ponto de ancoragem e a possibilidade de ficcionalizar de modo crítico lugares reservados às mulheres e aos jovens na estrutura social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-29

Como Citar

Gomes, F. C., de Carvalho Lisboa, M. T., & Imbrizi, J. M. (2022). Fragmentos de Escrevivência nas Poesias de Jovens Secundaristas. Pensata, 11(1). https://doi.org/10.34024/pensata.2022.v11.11801

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo
Recebido: 2021-02-20
Aceito: 2022-06-24
Publicado: 2022-08-29