Turbulências à frente: discussões sobre saúde no trabalho a partir dos relatos de Comissários de Bordo

Autores

  • Kaick Abreu Coletto Universidade Federal de Ouro Preto
  • Yuri Alexandre Estevão-Rezende Universidade Federal de Minas Gerais
  • Kerley dos Santos Alves

DOI:

https://doi.org/10.34024/pensata.2021.v10.11183

Resumo

O Comissário de Bordo é o profissional que está em contato direto com os passageiros, responsável por recebê-los a bordo, pela hospitalidade e por zelar pela segurança de todos dentro da aeronave. Este profissional é visto no imaginário popular como alguém que viaja e conhece lugares, culturas e pessoas diferentes e ainda recebe por isso. Porém, as características tão singulares dessa profissão implicam diversas alterações no modo de vida e também na saúde desse trabalhador, seja de forma física, psicológica ou social. O objetivo do presente estudo foi discutir os aspectos da profissão e a relação saúde – doença laboral desses profissionais. A metodologia utilizada foi o levantamento teórico do assunto, aliado à aplicação de questionário aberto não-assistido a dez comissários de cinco companhias aéreas diferentes. A partir dos dados coletados, os resultados – dentro da amostra específica - comprovaram os impactos da profissão no cotidiano e também na saúde dos entrevistados: dores musculares, ressecamento da pele e vias nasais, estresse. Percebeu-se ainda, problemas relacionados a questões sociais, seja com a família, amigos e/ou parceiros (as).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaick Abreu Coletto, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduado em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto

Kerley dos Santos Alves

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora adjunta do quadro efetivo da Universidade Federal de Ouro Preto no Programa de Mestrado em Sustentabilidade Socioeconômico Ambiental e na Escola de Direito, Turismo e Museologia.

Downloads

Publicado

2021-08-25

Como Citar

Abreu Coletto, K., Estevão-Rezende, Y. A., & dos Santos Alves, K. . (2021). Turbulências à frente: discussões sobre saúde no trabalho a partir dos relatos de Comissários de Bordo. Pensata: Revista Dos Alunos Do Programa De Pós-Graduação Em Ciências Sociais Da UNIFESP, 10(1). https://doi.org/10.34024/pensata.2021.v10.11183
Recebido em 2020-09-19
Aceito em 2021-06-01
Publicado em 2021-08-25