Dificuldades na Avaliação Neuropsicológica de Pacientes com Esclerose Múltipla

Autores

  • Sabrina Martins Barroso Psicóloga, Doutoranda em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Esclerose Múltipla da UFTM (GEPEM-UFTM), Uberaba, MG, Brasil.
  • Sonia Beatriz Felix Ribeiro Médica, Doutora em Medicina pela Universidade de São Paulo. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Esclerose Múltipla da UFTM (GEPEM-UFTM), Uberaba, MG, Brasil.
  • Maria Cristina Itagiba Fonseca Estudante de Psicologia (UFTM). Estagiária de Iniciação Científica, integrante do GEPEM-UFTM, Uberaba, MG, Brasil.
  • Débora Prado da Silva Estudante de Psicologia (UFTM), Estagiária de Iniciação Científica, integrante do Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais (LADI-UFTM), Uberaba, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2013.v21.8203

Palavras-chave:

Esclerose Múltipla, Neuropsicologia, Avaliação da Deficiência, Sinais e Sintomas, Testes Psicológicos

Resumo

Objetivo. A avaliação neuropsicológica pode auxiliar no diagnóstico e tratamento de pacientes com transtornos neurodegenerativos, mas ainda enfrenta problemas com a escolha e a qualidade dos instrumen­tos, especialmente ao avaliar patologias específicas, como a Esclero­se Múltipla (EM). O objetivo do presente trabalho é apresentar os resultados e as dificuldades enfrentadas ao realizar a avaliação neu­ropsicológica de pacientes com EM atendidos em um ambulatório público de uma cidade do interior de Minas Gerais. Método. Apli­cação de bateria de avaliação neuropsicológica em 24 pacientes com EM. Resultados. A maioria dos pacientes apresentou algum déficit nas funções executivas, especialmente na memória ou na capacidade motora. O processo de avaliação evidenciou a dificuldade para utilizar provas de longa duração em pacientes que sofrem de fadiga crônica e para obter material validado específico para avaliar pacientes com EM. Conclusões. É necessário avaliar os pacientes no período da manhã, com instrumentos menos extensos e também avaliar o estado emocio­nal dos pacientes com EM.

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Publicado

2013-03-31

Como Citar

Barroso, S. M., Ribeiro, S. B. F., Fonseca, M. C. I., & Silva, D. P. da. (2013). Dificuldades na Avaliação Neuropsicológica de Pacientes com Esclerose Múltipla. Revista Neurociências, 21(1), 53–59. https://doi.org/10.34024/rnc.2013.v21.8203

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2019-02-23
Publicado: 2013-03-31