Alternativas para a diminuição do uso de animais na educação
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2015.v23.8038Palavras-chave:
Educação, Ensino, AlternativasResumo
O uso de animais com objetivos acadêmicos é uma prática comum que vem sendo criticada por diversas instituições e mesmo pela população, há mais de 10 anos. Atualmente, no Brasil, os graduandos podem se recusar a participar de aulas que utilizam de animais em salas de aula. Diversos docentes já utilizam material alternativo em suas aulas de neurociências. São utilizados vídeos ou softwares no lugar do uso de animais. Estas práticas têm tido grande aceitação dos alunos, que veem grande potencial no método, pois diferente do que ocorre com o uso do animal, no vídeo ou com a utilização de um software pode-se rever o experimento com detalhes, mesmo após a realização das aulas. Desse modo, ocorre melhor assimilação do conhecimento transmitido, favorecendo não só o aluno, mas também o docente e os demais envolvidos, pois se torna uma atividade mais dinâmica e menos traumática.
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Publicado: 2015-06-30