Diminuição dos principais sinais de TEA em crianças com diagnóstico precoce
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2022.v30.13296Palavras-chave:
Transtorno do Espectro do Autismo, diagnóstico precoce, remissão de sintomas, , Qualidade de VidaResumo
Introdução. A remissão das características do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em um determinado grupo de indivíduos é um tema que desperta o interesse de pesquisadores e clínicos, seja pela caracterização dos fatores ambientais associados ou pelas questões biológicas inerentes à patologia. Objetivo. O presente estudo intenta trazer evidência da aquisição de resultados ótimos e a diminuição dos sintomas de TEA em crianças que receberam o diagnóstico precoce de TEA na faixa etária dos 18 aos 30 meses. Método. Em um estudo prospectivo em follow-up de 6 casos de crianças diagnosticadas com TEA aos 3 anos, por meio de aplicação de testes e questionários específicos e avaliação clínica multidisciplinar, inseridas em intervenção precoce e, anos mais tarde, reavaliadas sob os mesmos critérios da avaliação inicial. Resultados. Diminuição da maioria dos principais sintomas característicos do TEA, com melhora significativa nas habilidades sociocomunicativas e flexibilização mental, camuflando os comportamentos necessários para o diagnóstico de TEA. Conclusão. Características particulares e específicas associadas ao diagnóstico e à intervenção precoces podem favorecer a atenuação significativa dos sinais e sintomas presentes no TEA.
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Aceito: 2022-06-01
Publicado: 2022-06-21