Comprometimento da função executiva em crianças com transtornos respiratórios do sono
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2017.v25.10042Resumo
Objetivo. Avaliar a função cognitiva das crianças com sintomas de transtornos respiratórios do sono (TRS) e comparar com um grupo controle (GC). Método. Foram avaliadas crianças de 6-10 anos de idade de escolas públicas. Crianças com sintomas de TRS foram selecionados por meio de um questionário de triagem sobre transtornos do sono em crianças. Foram avaliadas as funções cognitivas com WISC-III e com o teste Bender (BG) e comparadas por sexo e idade. Resultado. Foram estudadas 16 crianças com sintomas de TRS e 19 crianças sem qualquer distúrbio do sono (GC). Encontramos escores inferiores no subteste Armar Objetos para o grupo com TRS (p=0,04) e para o grupo TRS com 6-8 anos de idade (p=0,04) em comparação com GC. No BG, houve uma proporção mais elevada de erros no grupo com TRS (p=0,02) e para os meninos com TRS (0,04) em comparação com GC. Conclusão. Crianças com sintomas de TRS mostraram déficits na percepção visual-espacial, organização, planejamento e processos de construção espaciais demonstrando um menor desempenho no conjunto do subteste Armar Objetos do WISC-III e o maior número de erros no teste Bender.
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Publicado: 2017-12-02