Qualidade do Sono e Sonolência Diurna Entre Estudantes Universitários de Diferentes Áreas

Autores

  • Thays Maria da Conceição Silva Carvalho Acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Recife-PE, Brasil.
  • Ivanildo Inácio da Silva Junior Acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Recife-PE, Brasil.
  • Pedro Paulo Simões de Siqueira Fisioterapeuta, Estúdio Corpore Pilates, Recife-PE, Brasil.
  • Jarly de Oliveira Almeida Fisioterapeuta, Aluno de mestrado do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife-PE, Brasil.
  • Anísio Francisco Soares Fisioterapeuta, Doutor, Professor adjunto do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Recife-PE, Brasil.
  • Anna Myrna Jaguaribe de Lima Fisioterapeuta, Doutor, Professor adjunto do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Recife-PE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2013.v21.8161

Palavras-chave:

Transtornos do Sono, Estudantes, Qualidade do Sono

Resumo

Introdução. O sono é um processo fisiológico natural, que exerce um importante papel na restauração de energia, na concentração, na con­solidação da memória e nos processos de aprendizagem. O presente estudo teve por objetivo comparar a qualidade do sono e sonolência diurna dos estudantes universitários de duas áreas do conhecimento, área de exatas e saúde. Método. A amostra foi composta por 173 es­tudantes universitários. Para a coleta dos dados foram utilizados dois questionários autoaplicáveis, o Índice de Qualidade do Sono de Pitts­burgh (PSQI) e a Escala de Sonolência de Epworth (ESE). Para análise estatística, utilizou-se o teste qui-quadrado e o teste t Student para amostras independentes, sendo considerado como nível de significân­cia estatística um p<0,05. Resultados. Verificou-se que tanto os estu­dantes de saúde como os estudantes de exatas apresentaram, em sua maioria, uma má qualidade do sono, no entanto, a comparação entre a qualidade do sono dos estudantes não apresentou significância. Con­clusão. Desta forma, os escores elevados de má qualidade do sono e de sonolência diurna excessiva presentes na população estudada, podem estar relacionados não somente aos horários irregulares e às altas de­mandas acadêmicas, como também, ao uso do computador no horário noturno, adentrando a madrugada, em atividades não relacionadas à Universidade, como redes sociais e jogos eletrônicos.

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Publicado

2013-09-30

Como Citar

Carvalho, T. M. da C. S., Silva Junior, I. I. da, Siqueira, P. P. S. de, Almeida, J. de O., Soares, A. F., & Lima, A. M. J. de. (2013). Qualidade do Sono e Sonolência Diurna Entre Estudantes Universitários de Diferentes Áreas. Revista Neurociências, 21(3), 383–387. https://doi.org/10.34024/rnc.2013.v21.8161

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2019-02-24
Publicado: 2013-09-30

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