Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças em período pré-escolar
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2015.v23.8010Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil, Criança, Educação InfantilResumo
Objetivo. Avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de crianças em período pré-escolar. Método. Foram avaliadas 15 crianças entre 3 a 4 anos de idade frequentadoras do Centro Educacional Infantil Sol Nascente/SP, utilizando o Teste de Triagem de Denver II e analisando o nível de atividade física regular através do PAQ-C. Resultados. As crianças apresentaram percentual menor no domínio Motricidade Fina-Adaptativa no Teste de Triagem Denver II. No entanto, nos demais domínios avaliados, não houve falhas importantes. Segundo o PAQ-C em média as crianças foram classificadas como moderadamente ativas. Foi notado que o nível sócio-econômico pode influenciar com o DNPM, sendo assim, os responsáveis pelos menores tinham renda familiar e nível de escolaridade baixas, podendo justificar a dificuldade de algumas crianças em realizar o teste de Denver II. Neste estudo 40% das crianças eram prematuras, e as mesmas tiveram desempenho menor nas atividades, sendo que em uma delas o desenvolvimento neuropsicomotor foi considerado anormal. Conclusão. Todas as crianças avaliadas apresentam pelo menos uma falha em um dos domínios do desenvolvimento avaliados.
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Publicado: 2015-09-30