Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças em período pré-escolar

Autores

  • Damaris Almeida Tiago Fisioterapeuta, Especialista em Intervenção em Neuropediatria UFSCAR, São Carlos-SP, Brasil.
  • Kelly Cristina Sanches Fisioterapeuta, Mestre em Psicologia (Neurociências e Comportamento), Docente do Curso de Fisioterapiada Universidade Paulista – UNIP, São Paulo- -SP, Brasil.
  • Cristina dos Santos Cardoso de Sá Fisioterapeuta, Doutora, Professora do Departamento de Ciências do Movimento Humano, UNIFESP, Campus Baixada Santista, Santos-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2015.v23.8010

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Criança, Educação Infantil

Resumo

Objetivo. Avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de crianças em período pré-escolar. Método. Foram avaliadas 15 crian­ças entre 3 a 4 anos de idade frequentadoras do Centro Educacional Infantil Sol Nascente/SP, utilizando o Teste de Triagem de Denver II e analisando o nível de atividade física regular através do PAQ-C. Resultados. As crianças apresentaram percentual menor no domínio Motricidade Fina-Adaptativa no Teste de Triagem Denver II. No en­tanto, nos demais domínios avaliados, não houve falhas importantes. Segundo o PAQ-C em média as crianças foram classificadas como moderadamente ativas. Foi notado que o nível sócio-econômico pode influenciar com o DNPM, sendo assim, os responsáveis pelos menores tinham renda familiar e nível de escolaridade baixas, podendo justifi­car a dificuldade de algumas crianças em realizar o teste de Denver II. Neste estudo 40% das crianças eram prematuras, e as mesmas tiveram desempenho menor nas atividades, sendo que em uma delas o desen­volvimento neuropsicomotor foi considerado anormal. Conclusão. Todas as crianças avaliadas apresentam pelo menos uma falha em um dos domínios do desenvolvimento avaliados.

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Publicado

2015-09-30

Como Citar

Tiago, D. A., Sanches, K. C., & Sá, C. dos S. C. de. (2015). Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças em período pré-escolar. Revista Neurociências, 23(3), 413–419. https://doi.org/10.34024/rnc.2015.v23.8010

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido em 2019-02-13
Publicado em 2015-09-30

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