Avaliação da aprendizagem motora por meio de dispositivo móvel e relação com a ansiedade: ECR

Autores

  • Ana Karolina Aparecida Silva Universidade Federal de Alfenas
  • Tales Andrade Pereira
  • Talita Andrea Bordini Malaman
  • Rubens Vinicius Letieri
  • Adriana Teresa Silva Santos
  • Luciana Maria dos Reis

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.14632

Palavras-chave:

Destreza motora, Reabilitação, Testes de memória e aprendizagem

Resumo

Introdução. Aprendizagem motora (AM) representa um conjunto de mudanças internas e permanentes na capacidade do indivíduo de executar uma tarefa motora. Essa pode ser influenciada pela complexidade da tarefa e pela ansiedade. Objetivo. Avaliar a AM por meio do teste de trilhas gamificado e correlacionar os dados com ansiedade em universitárias. Método. A amostra foi constituída por 33 universitárias, entre 18 e 25 anos, destras, randomizadas em dois grupos, G1, n=16, parte A e G2, n=17, parte B do teste de trilhas gamificado. A ansiedade foi avaliada pelo Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Aplicou-se o teste Komolgorov-Smirnov para normalidade dos dados, posteriormente, os testes de Mann-Whitney e Teste t para caracterização da amostra. Os testes de Friedman e Wilcoxon para a comparação intra e intergrupos. A correlação da variável independente ansiedade-traço, com a variável dependente erro, utilizou-se o teste de Correlação de Spearman. Resultados. Na avaliação intergrupos, observou-se diferença significante no tempo dos ambientes 1 (p=0,006), 4 (p=0,040) e 6 (p=0,034), e no número de erros nos ambientes 1 (p=0,004), 4 (p=0,023) e 5 (p=0,027). Na avaliação intragrupo, foi observada diferença significante entre quase todos os ambientes nas variáveis tempo e erro para ambos os grupos. Houve correlação positiva moderada entre IDATE-traço e erro nos ambientes 2 (p=0,015; r=0,581) e 4 (p=0,032; r=0,520) do G2. Conclusão. Conclui-se que o uso do teste de trilhas modificado por gamificação neste estudo reflete os aspectos da AM, a qual é diretamente influenciada por fatores como dificuldade da tarefa e ansiedade.

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Publicado

2023-03-14

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Silva AKA, Andrade Pereira T, Bordini Malaman TA, Letieri RV, Silva Santos AT, dos Reis LM. Avaliação da aprendizagem motora por meio de dispositivo móvel e relação com a ansiedade: ECR. Rev Neurocienc [Internet]. 14º de março de 2023 [citado 13º de dezembro de 2025];31:1-25. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/14632
Recebido 2022-12-01
Aprovado 2023-02-16
Publicado 2023-03-14