Meditação, Memória e Aprendizagem: Estudos Neurobiológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.10871

Palavras-chave:

Meditação, Memória, Aprendizado

Resumo

Introdução. O papel da meditação sobre distintos aspectos da neurobiologia humana tem recebido maior atenção da comunidade científica, nos últimos anos. Objetivo. O presente artigo tem por objetivo investigar os impactos da prática meditativa sobre a memória e sobre o processo ensino-aprendizagem. Método. Procedeu-se revisão da literatura com estratégia de busca definida no PubMed e no Scielo, utilizando os descritores da plataforma MeSH e operadores booleanos, com os seguintes termos: “Meditation” AND “Memory” e “Meditation” AND “learning”, em inglês e português. Foram incluídos estudos dirigidos ao papel da meditação nos processos de ensino-aprendizagem e nos aspectos neurobiólogos da memória. Resultados. As informações obtidas foram organizadas em três seções: (1) conceitos básicos para o estudo da memória; (2) mecanismos neurais da memória e da aprendizagem e (3) a prática da meditação, incluindo os efeitos sobre a memória e o processo de ensino-aprendizagem. Conclusão. Os efeitos benéficos da prática meditativa sobre a construção dos processos ensino-aprendizagem, com destaque para o aprimoramento do equilíbrio emocional, da redução do estresse e da ansiedade, foram descritos, além do incremento da capacidade de concentração, fatores que favorecem a consolidação da memória de longo prazo e, assim, auxiliam na construção do aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo Siqueira-Batista, Universidade Federal de Viçosa e Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

Doutor em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz. Professor Associado do Departamento de Medicina e Enfermagem, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil. Professor Titular do Curso de Medicina, Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, Ponte Nova, MG, Brasil.

Referências

Spence S. The Cognitive Neurosciences. BMJ 1996;312:193. https://doi.org/10.1136/bmj.312.7024.193

Lent R. Cem Bilhões de Neurônios – conceitos fundamentais de Neurociência. 2nd ed. Rio de Janeiro: Atheneu; 2010.

Kandel ER, Scheartz JH, Jessell TM. Fundamentos da neurociência e do comportamento. Rio de Janeiro: McGraw-Hill; 2009.

Cammarotada M, Bevilaqua LRM, Izquierdo I. Aprendizagem e memória. In: Lent R. Neurociência da mente e do Comportamento. 2nd ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2008, p.374.

Izquierdo I. Memória. 3rd ed. Porto Alegre: Artmed; 2018.

Cosenza RM. Guerra LB. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: ArtMed; 2011.

Carter R, Aldrige S, Page M, Parker S. O livro do cérebro: funções e anatomia. São Paulo: Duetto; 2009.

Machado A, Haertel BM, Machado L. Neuroanatomia Funcional. 3rd ed. São Paulo: Atheneu; 2013.

Adão AN. A ligação entre memória, emoção e aprendizagem. In: XI Congresso Nacional de Educação - Educare [Internet]. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná; 2013, p26411–20. https://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/9302_6965.pdf

Goleman D. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Editora Objetiva; 1995.

Almeida JLV, Grubisich TM. O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética. Rev Lusófona Educ 2011;17:75-86. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2365

Lutz A, Slagter HA, Dunne JD, Davidson RJ. Attention regulation and monitoring in meditation. Trends Cogn Sci 2008;12:163-9. https://doi.org/10.1016/j.tics.2008.01.005

Mosini AC, Saad M, Braghetta CC, De Medeiros R, Peres MFP, Leão FC. Neurophysiological, cognitive-behavioral and neurochemical effects in practitioners of transcendental meditation - a literature review. Rev Assoc Med Bras 2019;65:706–13. https://doi.org/10.1590/1806-9282.65.5.706

Takehara‐Nishiuchi K. Neurobiology of systems memory consolidation. Eur J Neurosci 2020;00:1–14.

https://doi.org/10.1111/ejn.14694

Engen HG, Anderson MC. Memory control: a fundamental mechanism of emotion regulation. Trends Cogn Sci 2018;22:982–95. https://doi.org/10.1016/j.tics.2018.07.015

Likhtik E, Johansen JP. Neuromodulation in circuits of aversive emotional learning. Nat Neurosci 2019;22:1586–97. https://doi.org/10.1038/s41593-019-0503-3

Pergher GK, Grassi-Oliveira R, De Ávila LM, Stein LM. Memória, humor e emoção. Rev Psiquiatr Do Rio Gd Do Sul 2006;28:61–8. https://doi.org/10.1590/s0101-81082006000100008

Alzate-Ortiz FA, Castañeda-Patiño JC. Pedagogical mediation: Key to humanizing and transformative education. A look from aesthetics and communication. Rev Electron Educ 2020;24:411–24. https://doi.org/10.15359/ree.24-1.21

Sousa AB de, Salgado TDM. Memória, aprendizagem, emoções e inteligência. Rev Lib - Novo Hamburgo 2015;16:101–220. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/132515

Lazar SW. La neurobiología de mindfulness. In: Germer CK, Siegel RD, Fulton PR (Orgs.) Mindfulness e psicoterapia. Porto Alegre: Artmed; 2016.

Lazar SW, Kerr CE, Wasserman RH, Gray JR, Greve DN, Treadway MT, et al. Meditation experience is associated with increased cortical thickness. Neuroreport 2005;16:1893–7.

https://doi.org/10.1097/01.wnr.0000186598.66243.19

Izquierdo IA, Myskiw JDC, Benetti F, Furini CRG. Memória: tipos e mecanismos – achados recentes. Rev USP 2013;98:9–16. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i98p9-16

Silvério GC, Rosat RM. Memória de longo-prazo: mecanismos neurofisiológicos de formação. Rev Médica Minas Gerais 2006;16:219–23. http://rmmg.org/artigo/detalhes/577

Pavão R. Aprendizagem e memória. Rev Da Biol 2008;1:16–20. https://doi.org/10.7594/revbio.01.05

Sá CSC, Medalha CC. Aprendizagem e Memória. Rev Neurocienc 2019;9:103–10. https://doi.org/10.34024/rnc.2001.v9.8913

OhyamaT, Nores WL, Murphy M, Mauk MD. What the cerebellum computes. Trends Nerosci 2003;26:222–7.

https://doi.org/10.34024/rnc.2001.v9.8913

Doya K. Complementary roles of basal ganglia and cerebellum in learning and motor control. Curr. Opin. Neurobiol 2000;10:732–9. https://doi.org/10.1016/s0959-4388(00)00153-7

Voogd J, Glickstein M. The anatomy of the cerebellum. Trends Neurosci 1998;21:370–5. https://doi.org/10.1016/S0166-2236(98)01318-6

Mora F. Como funciona o cérebro. Porto Alegre: Artmed; 2004.

Ratey JJ. O cérebro: um guia para o usuário. Rio de Janeiro: Objetiva; 2001.

Damásio AR. O erro de descartes: emoção, razão e cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras; 1996.

Herculano HS. Neurociências na educação. Rio de Janeiro: CEDIC; 2009.

Fonseca V. Cognição, neuropsicologia e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. Rio de Janeiro: Vozes; 2015.

Sternberg RJ. Psicologia cognitiva. Rio de Janeiro: Cengage Learning; 2010.

Squire LR, Kandel ER. Memory: from mind to molecule. New York: Scientific American Library; 1999.

Lombroso Paul. Aprendizado e Memória. Rev Bras Psiq 2004;26:207–11. https://doi.org/10.1590/S1516-44462004000300011

Rotta NT, Ohlweiler L, Riesgo RS. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed; 2016.

Roberson ED, English JD, Adams JP, Selcher JC, Kondratick C, Sweatt JD. The mitogen-activated protein kinase cascade couples PKA and PKC to CREB phosphorylation in area CA1 of hippocampus. J Neurosci 1999;19:4337–48. https://doi.org/10.1523/JNEUROSCI.19-11-04337.1999

English JD, Sweatt JD. A requirement for the mitogen-activated protein kinase cascade in hippocampal long-term potentiation. J Biol Chem 1997;272:19103-6. https://doi.org/10.1074/jbc.272.31.19103

Atkins CM, Selcher JC, Petraitis JJ, Trzaskos JM, Sweatt JD. The MAPK cascade is required for mammalian associative learning. Nat Neurosci 1998;1:602–9. https://doi.org/10.1038/2836

Walz R, Lenz G. Time-dependente enhancement of inhibiotory avoidance retention and MAPK activation by post training infusion of nerve growth fator into CA1 region of hipocampos of adult rats. Eur J Neurosci 2000;12:2185-9. https://doi.org/10.1046/j.1460-9568.2000.00123.x

Frodyma D, Neilsen B, Costanzo-Garvey D, Fisher K, Lewis R. Coordinating ERK signaling via the molecular scaffold Kinase Suppressor of Ras. F1000Res 2017;6:1621. https://doi.org/10.12688/f1000research.11895.1

Hall JE. Cerebral cortex, intellectual functions of the brain, learning, and memory. In: Hall JE. Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology. 13nd ed. Philadelphia: Elsevier; 2016. p737–50.

Berman DE, Hazvi S, Neduva V, Dudai Y. The role of identified neurotransmitter systems in the response of insular cortex to unfamiliar taste: activation of ERK1-2 and formation of a memory trace. J Neurosci 2000;20:7017–23.

https://doi.org/10.1523/JNEUROSCI.20-18-07017.2000

Kirchhoff BA, Wagner AD, Maril A, Stern CE. Prefrontal-temporal circuitry for episodic encoding and subsequente memory. J Neurosci 2000;20:6173–80. https://doi.org/10.1523/JNEUROSCI.20-16-06173.2000

Tervaniemi M, Rytkönem M, Schröger E, Ilmoniemi RJ, Näätänen R. Superior formation of cortical memory traces for melodic patterns in musicians. Learn Mem 2001;8:295–300. https://doi.org/10.1101/lm.39501

Menzel R. Searching for the memory trace in a mini-brain, the honeybee. Learn Mem 2001;8:53–62.

https://doi.org/10.1101/lm.38801

Kemenes I, Kemenes G, Andrew RJ, Benjamin PR, O'Shea M. Critical time-window for NO-cGMP-dependent long-term memory formation after one-trial appetitive conditioning. J Neurosci 2002;22:1414–25. https://doi.org/10.1523/JNEUROSCI.22-04-01414.200

Izquierdo I, Barros DM, Mello e Souza T, de Souza MM, Izquierdo LA, Medina JH. Mechanisms for memory types differ. Nature 1998;393:635–6. https://doi.org/10.1038/31371

Taubenfeld SM, Wiig KA, Monti B, Dolan B, Pollonini G, Alberini CM. Fornix-dependent induction of hippocampal CCAAT enhancer-binding protein and co-localizes with phosphorylated camp response element-binding protein and accompanies long-term memory consolidation. J Neurosci 2001;21:84–91.

https://doi.org/10.1523/JNEUROSCI.21-01-00084.2001

Nader K, Schafe GE, LeDoux JE. The labile nature of consolidation theory. Nature Rev Neurosci 2000;1:216–9.

https://doi.org/10.1038/35044580

Wayman GA, Lee YS, Tokumitsu H, Silva A, Soderling TR. Calmodulin-kinases: modulators of neuronal development and plasticity. Neuron 2008;59:914–31.

https://doi.org/10.1016/j.neuron.2008.08.021

Sharma RK, Parameswaran S. Calmodulin-binding proteins: A journey of 40 years. Cell Calcium 2018;75:89–100.

https://doi.org/10.1016/j.ceca.2018.09.002

Shimizu E, Hashimoto K, Watanabe H, Komatsu N, Okamura N, Koike K, et al. Serum brain-derived neurotrophic fator (BDNF) levels in schizophrenia are indistinguishable from controls. Neurosci Lett 2003;351:111–4.

https://doi.org/10.1016/j.neulet.2003.08.004.

Lessmann V, Gottmann K, Malcangio M. Neurotrophin secretion: current facts and future prospects. Prog Neurobiol 2003;69:341–74. https://doi.org/10.1016/s0301-0082(03)00019-4

Hawley DF, Morch K, Christie BR, Leasure JL. Diferential response of hippocampal subregions to stress and learnig. PLoS One 2012;7: e53126. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0053126

Nooshinfar E, Akbarzadeh-Baghban A, Meisami E. Effects of increasing durations of immobiliztion stress on plasma corticosterone level, learnins and memory and hippocampal BDNF gene expression in rats. Neurosci Lett 2011;500:63–6.

https://doi.org/10.1016/j.neulet.2011.05.243.

Ward DD, Summers MJ, Saunders NL, Janssen P, Stuart KE, Vickers JC. APOE and BDNF Val66Met polymorphisms combine to influence episodic memory function in older adults. Behav Brain Res, 2014;271:309–15. https://doi.org/10.1016/j.bbr.2014.06.022

Alreja M, Wu M, Liu W, Atkins JB, Leranth C, Shanabrough M. Muscarinic tone sustains impulse flow in the septohippocampal GABA but not cholinergic pathway: implications for learning and memory. J Neurosci 2000;20:8103–10. https://doi.org/10.1523/JNEUROSCI.20-21-08103.2000

Jonhson W. Introdução. In: Do Xamanismo à Ciência: uma história da meditação. São Paulo: Editora Cultrix; 1995. p12.

Goleman D. A mente meditativa: as diferentes experiências meditativas no oriente e no ocidente. São Paulo: Editora Ática; 1998.

Kabat‐Zinn J. Mindfulness‐based interventions in context: past, present, and future. Clin Psychol Sci Pract 2003;10:144–56. https://doi.org/10.1093/clipsy.bpg016

Siegel RD, Germer CK, Olendzki A. Clinical Handbook of Mindfulness. New York: Springer New York; 2009. https://doi.org/10.1007/978-0-387-09593-6

Siqueira-Batista R. Shivam Yoga e promoção da saúde. Rev Ciências & Ideias 2015;6:157–60.

https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/reci/article/view/384

Menezes CB, Dell’Aglio DD. Os efeitos da meditação à luz da investigação científica em Psicologia: revisão de literatura. Psicol Ciência e Profissão 2009;29:276–89. https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000200006

Shapiro DH. Psychiatry-epitomes of progress: meditation: clinical and health-related applications. West J Med 1981;134:141–2.

http://www.pubmedcentral.nih.gov/articlerender.fcgi?artid=1272535&tool=pmcentrez&rendertype=abstract

Demarzo M. Mindfulness e promoção da saúde. Vol. 2. Rev Saúde Comunid 2015:e82.

https://www.researchgate.net/publication/274735141_Mindfulness_e_Promocao_da_Saude

Creswell JD. Mindfulness interventions. Annu Rev Psychol 2017;68:491–516. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-042716-051139

Assis D De. Os benefícios da meditação: melhora na qualidade de vida, no controle do stress e no alcance de metas. Interdiscipl Espiritual Edu 2013;3:73–83.

https://revistas.pucsp.br/index.php/interespe/article/view/17445

Dillbeck MC. The effect of the transcendental meditation technique on anxiety level. J Clin Psychol 1977;33:1076–8.

https://doi.org/10.1002/10974679(197710)33:4<1076::AIDJCLP2270330435>3.0.CO;2-B

Goleman DJ, Schwartz GE. Meditation as an intervention in stress reactivity. J Consult Clin Psychol 1976;44:456–66.

https://doi.org/10.1037/0022-006X.44.3.456

Tomljenović H, Begić D, Maštrović Z. Changes in trait brainwave power and coherence, state and trait anxiety after three-month Transcendental Meditation (TM) Practice. Psychiatr Danub 2016;28:63–72. http://www.psychiatria-danubina.com/UserDocsImages/pdf/dnb_vol28_no1/dnb_vol28_no1_63.pdf

Walsh R, Shapiro SL. The meeting of meditative disciplines and western psychology: A mutually enriching dialogue. Am Psychol 2006;61:227–39. https://doi.org/10.1037/0003-066X.61.3.227

Solomonova E, Dubé S, Samson-Richer A, Blanchette-Carrière C, Paquette T, Nielsen T. Dream content and procedural learning in Vipassana meditators and controls. Dreaming 2018;28:99–121. https://doi.org/10.1037/drm0000081

Orme-Johnson DWPD. Estabilidade autonômica e meditação transcendental: medicina psicossomática. Psychosom Med 1973;35:341–9. https://journals.lww.com/psychosomaticmedicine/Citation/1973/07000/Autonomic_Stability_and_Transcendental_Meditation.8.aspx

Jevning R, Wilson A, Vanderlaan E, Levine S. Plasma prolactin and cortisol during transcendental meditation. Proc Endocr Soc, New York: Springer-Verlag; 1975, p267.

Nidich S, Seeman W, Dreskin T. Influence of transcendental meditation: A replication. J Couns Psychol 1973;20:565–6. https://doi.org/10.1037/h0035129

Chan D, Woollacott M. Effects of level of meditation experience on attentional focus: Is the efficiency of executive or orientation networks improved? J Altern Complement Med 2007;13:651–7.

https://doi.org/10.1089/acm.2007.7022

Kozasa EH, Radvany J, Barreiros MÂM, Leite JR, Amaro E. Preliminary functional magnetic resonance imaging Stroop task results before and after a Zen meditation retreat. Psychiatry Clin Neurosci 2008;62:366. https://doi.org/10.1111/j.1440-1819.2008.01809.x

Chételat G, Lutz A, Arenaza-Urquijo E, Collette F, Klimecki O, Marchant N. Why could meditation practice help promote mental health and well-being in aging? Alzheimer’s Res Ther 2018;10. https://doi.org/10.1186/s13195-018-0388-5

Schwartz JM, Stapp HP, Beauregard M. Quantum physics in neuroscience and psychology: a neurophysical model of mind–brain interaction. Philos Trans R Soc B Biol Sci 2005;360:1309–27. https://doi.org/10.1098/rstb.2004.1598

Davidson RJ, Kaszniak AW. Conceptual and methodological issues in research on mindfulness and meditation. Am Psychol 2015;70:581–92. https://doi.org/10.1037/a0039512

Luders E, Thompson PM, Kurth F, Hong JY, Phillips OR, Wang Y, et al. Global and regional alterations of hippocampal anatomy in long-term meditation practitioners. Hum Brain Mapp 2013;34:3369–75. https://doi.org/10.1002/hbm.22153

Markus PMaN, Lisboa CS de M. Mindfulness e seus benefícios nas atividades de trabalho e no ambiente organizacional. Rev da Grad 2015;8:1-15. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/20733

Rodrigues BLS. Práticas Meditativas: contribuição à aprendizagem [dissertation]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2014;11p. https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9TDLUN/1/monografia_pra_ticas_meditativas_revis_o_final_03092014.pdf

Rahal GM. Atenção plena no contexto escolar: benefícios e possibilidades de inserção. Psicol Esc e Educ 2018;22:347–58. https://doi.org/10.1590/2175-35392018010258

Rocha MD, Flores JF, Marques LF. Fundamentos Da Meditação No Ensino Básico: Transdisciplinaridade, Holística E Educação Integral. Rev Terc Incluído 2015;5. https://doi.org/10.5216/teri.v5i2.38797

Alexander CN, Langer EJ, Newman RI, Chandler HM, Davies JL. Transcendental Meditation, mindfulness, and longevity: An experimental study with the elderly. J Pers Soc Psychol 1989;57:950–64. https://doi.org/10.1037/0022-3514.57.6.950

Prakash R, Rastogi P, Dubey I, Abhishek P, Chaudhury S, Small BJ. Long-term concentrative meditation and cognitive performance among older adults. Aging, Neuropsychol Cogn 2012;19:479–94. https://doi.org/10.1080/13825585.2011.630932

Newberg AB, Wintering N, Khalsa DS, Roggenkamp H, Waldman MR. Meditation effects on cognitive function and cerebral blood flow in subjects with memory loss: A preliminary study. J Alzheimer’s Dis 2010;20:517–26. https://doi.org/10.3233/JAD-2010-1391

Gabriely R, Tarrasch R, Velicki M, Ovadia-Blechman Z. The influence of mindfulness meditation on inattention and physiological markers of stress on students with learning disabilities and/or attention deficit hyperactivity disorder. Res Dev Disabil 2020;100:103630. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2020.103630

Martínez Vivot R, Pallavicini C, Zamberlan F, Vigo D, Tagliazucchi E. Meditation Increases the Entropy of Brain Oscillatory Activity. Neuroscience 2020;431:40-51.

https://doi.org/10.1016/j.neuroscience.2020.01.033.

Weng HY, Lewis-Peacock JA, Hecht FM, Uncapher MR, Ziegler DA, Farb NAS, et al. Focus on the breath: brain decoding reveals internal states of attention during meditation. Front Hum Neurosci 2020;14:336. https://doi.org/10.3389/fnhum.2020.00336

Chan RW, Alday PM, Zou-Williams L, Lushington K, Schlesewsky M, Bornkessel-Schlesewsky I, et al. Focused-attention meditation increases cognitive control during motor sequence performance: Evidence from the N2 cortical evoked potential. Behav Brain Res 2020;384:112536. https://doi.org/10.1016/j.bbr.2020.112536

Henriksen D, Richardson C, Shack K. Mindfulness and creativity: Implications for thinking and learning. Think Skills Creat 2020;37:100689. https://doi.org/10.1016/j.tsc.2020.100689

Hilton LG, Marshall NJ, Motala A, Taylor SL, Miake-Lye IM, Baxi S, et al. Mindfulness meditation for workplace wellness: An evidence map. Work 2019;63:205–18. https://doi.org/10.3233/WOR-192922

Downloads

Publicado

2021-03-25

Como Citar

Ferreira Gomides, L., Dutra Gonçalves Lazzaroni, J. H. ., do Carmo Cupertino, M. ., Borges de Moraes Rocha Filho, I. ., Sales Nogueira, R. ., Vieira Dias Júnior, S. ., Motta de Carvalho, V. M. ., Brandão Barreto, L. ., & Siqueira-Batista, R. (2021). Meditação, Memória e Aprendizagem: Estudos Neurobiológicos. Revista Neurociências, 29, 1–37. https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.10871

Edição

Seção

Artigos de Revisão
Recebido: 2020-07-02
Aceito: 2021-01-14
Publicado: 2021-03-25

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)