Meditação, Memória e Aprendizagem: Estudos Neurobiológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.10871

Palavras-chave:

Meditação, Memória, Aprendizado

Resumo

Introdução. O papel da meditação sobre distintos aspectos da neurobiologia humana tem recebido maior atenção da comunidade científica, nos últimos anos. Objetivo. O presente artigo tem por objetivo investigar os impactos da prática meditativa sobre a memória e sobre o processo ensino-aprendizagem. Método. Procedeu-se revisão da literatura com estratégia de busca definida no PubMed e no Scielo, utilizando os descritores da plataforma MeSH e operadores booleanos, com os seguintes termos: “Meditation” AND “Memory” e “Meditation” AND “learning”, em inglês e português. Foram incluídos estudos dirigidos ao papel da meditação nos processos de ensino-aprendizagem e nos aspectos neurobiólogos da memória. Resultados. As informações obtidas foram organizadas em três seções: (1) conceitos básicos para o estudo da memória; (2) mecanismos neurais da memória e da aprendizagem e (3) a prática da meditação, incluindo os efeitos sobre a memória e o processo de ensino-aprendizagem. Conclusão. Os efeitos benéficos da prática meditativa sobre a construção dos processos ensino-aprendizagem, com destaque para o aprimoramento do equilíbrio emocional, da redução do estresse e da ansiedade, foram descritos, além do incremento da capacidade de concentração, fatores que favorecem a consolidação da memória de longo prazo e, assim, auxiliam na construção do aprendizado.

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Biografia do Autor

Rodrigo Siqueira-Batista, Universidade Federal de Viçosa e Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

Doutor em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz. Professor Associado do Departamento de Medicina e Enfermagem, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil. Professor Titular do Curso de Medicina, Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, Ponte Nova, MG, Brasil.

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Ferreira Gomides, L., Dutra Gonçalves Lazzaroni, J. H. ., do Carmo Cupertino, M. ., Borges de Moraes Rocha Filho, I. ., Sales Nogueira, R. ., Vieira Dias Júnior, S. ., Motta de Carvalho, V. M. ., Brandão Barreto, L. ., & Siqueira-Batista, R. (2021). Meditação, Memória e Aprendizagem: Estudos Neurobiológicos. Revista Neurociências, 29, 1–37. https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.10871

Edição

Seção

Artigos de Revisão
Recebido em 2020-07-02
Aceito em 2021-01-14
Publicado em 2021-03-25