Hidroterapia na aquisição da funcionalidade de crianças com Paralisia Cerebral

Autores

  • Lívia Maria Marques Bonomo
  • Vanessa Chamma Castro
  • Vanessa Chamma Castro
  • Denise Maciel Ferreira
  • Samira Tatiyama Miyamoto

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2007.v15.10293

Palavras-chave:

Paralisia Cerebral, Espasticidade, Hidroterapia

Resumo

Objetivos. Verificar o efeito do tratamento hidroterapêutico na funcionalidade e tono de crianças com tetraparesia espástica. Métodos. Foram incluídas seis crianças com tetraparesia espástica e idade entre 2 e 6 anos, e realizada a avaliação do tono pela escala de Ashworth Modificada e da funcionalidade pela aplicação do Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI). Os pacientes foram submetidos a 20 sessões de tratamento hidroterapêutico, entre fevereiro e junho de 2006, e após estes foram reavaliados pelos mesmos procedimentos. Para testar a significância antes e após o tratamento foi utilizado o teste não paramétrico de Wilcoxon. Resultados. Não houve diferença dos valores na avaliação do tono pela Escala de Ashworth Modificada antes e após o tratamento hidroterapêutico. Na avaliação através da aplicação do PEDI, ao serem analisados os valores do escore bruto nas três áreas de função, verificou-se diferença estatisticamente significante após o tratamento. Conclusão. Os resultados mostram que a hidroterapia, como tratamento, promove melhora funcional significativa para pacientes com paralisia cerebral e tetraparéticas espásticas na faixa etária estudada.

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Referências

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Publicado

2007-06-30

Como Citar

Bonomo, L. M. M., Castro, V. C., Castro, V. C., Ferreira, D. M., & Miyamoto, S. T. (2007). Hidroterapia na aquisição da funcionalidade de crianças com Paralisia Cerebral. Revista Neurociências, 15(2), 125–130. https://doi.org/10.34024/rnc.2007.v15.10293

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2020-02-17
Publicado: 2007-06-30

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