Influência do foco de atenção e intervalo de tempo na aprendizagem motora de crianças em idade escolar

Autores

  • Raphael Borges da Silva Unifesp
  • Yasmine Amad Unifesp
  • Cristina Santos Cardoso de Sá Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2018.v26.9854

Palavras-chave:

atenção, aprendizagem motora, habilidade motora, criança

Resumo

Introdução. Diversos fatores influenciam o processo de aprendizagem motora. O foco de atenção e a organização da prática são utilizados como estratégia de treinamento, de forma a instituir uma prática que leve ao melhor desempenho e retenção da tarefa treinada. Objetivo. Este estudo verificou a influência do intervalo de tempo e do foco de atenção na aquisição, transferência e retenção de uma tarefa motora. Método. Vinte crianças típicas entre 11 e 13 anos de ambos os gêneros foram divididas em 4 grupos (G1- 20 s e foco externo; G2- 20 s e foco interno; G3 - 60 s foco externo e G4 – 60 s foco interno). Os grupos foram submetidos ao teste pré-treino, 4 sessões de treino com 30 tentativas cada, testes de retenção imediata e transferência após 30 min do término da última sessão, e a teste de retenção após uma semana sem treinamento. Resultados. O G1 apresentou melhor desempenho durante a fase de aquisição. Houve retenção após o treinamento e isto independe do intervalo de tempo entre as tentativas e do foco de atenção, e todos os grupos mantiveram o desempenho após uma semana sem treino. Já para as tarefas de transferência, verificamos que independe do grupo e do tipo de foco de atenção, houve transferência da tarefa treinada. Conclusão. Concluímos que o intervalo de tempo entre as tentativas e tipo de foco de atenção interfere no desempenho durante a aquisição. Há retenção imediata e mesmo após uma semana sem treino, independente do grupo. Para todos, houve transferência da tarefa treinada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

1.Schmidt RA, Wrisberg CA. Motor Learning and Performance: A Situation-based Learning Approach, 4. ed. Champaign: Human Kinetics, 2008, 426p.
2.Kandel ER, Schwartz JH, Jessel TM. Essentials of Neural Science and Behaviour. Nova Jersey: Appleton & Lange, 1995.
3.Kandel ER, Schwartz JH, Jessel TM. Principles of Neural Science and Behaviour, 4.ed. Nova Jersey: Appleton & Lange, 2000.
4.Magill RA. Motor Learning and Control: Concepts and Applications. 7. ed. Boston: McGraw-Hill, 2004.
5.Wulf G, Höß M, Prinz W. Instructions for Motor Learning: Differential Effects of Internal Versus External Focus of Attention. J Mot Behav 1998;30:169-79.
http://dx.doi.org/10.1080/00222899809601334
6.Wulf G. Attentional focus and motor learning: a review of 10 years of research. E-J Bewegung Training 2007;1:4-14.
7.Lee TD, Magill RA. The locus of contextual interference in motor skill acquisition. J Exp Psychol: Learning, Memory and Cognition. 1983;9:730-46. http://dx.doi.org/10.1037/0278-7393.9.4.730
8.Lee TD, Magill RA. Can forgetting facilitate skill acquisition? In: Goodman D, Wilberg RB, Franks JM. Differing perspective in motor learning, memory and control. Amsterdan: North Holland, 1985; 3-22.
9.Jacoby LL. On interpreting the effects of repetition: Solving a problem versus remembering a solution. J Verbal Learn Verbal Beh 1978;17:649-66. https://doi.org/10.1016/S0022-5371(78)90393-6
10.Sá CSC, Xavier GF. Aquisição, retenção e transferência de habilidades motoras em crianças. Saarbrucken: Novas Edições Acadêmicas, 2016.
11.Aandrade A, Luft CB, Rolim MKS. O desenvolvimento motor, a maturação das áreas corticais e a atenção na aprendizagem motora. Buenos Aires: Revista Digital 2004;78:14p. http://www.efdeportes.com/efd78/motor.htm
12.Jarus T, Ghanouni P, Abel RL, Fomenoff SL, Lundberg J, Davidson S, et al. Effect of internal versus external focus of attention on implicit motor learning in children with developmental coordination disorder. Res Dev Disabil 2015;37:119-26. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2014.11.009
13.Wulf G, Mcnevin N, Shea C. The automaticity of complex motor skill learning as a function of attentional focus. J Exp Psychol 2001;54:1143–54. https://doi.org/10.1080/713756012
14.Wulf G, Shea C, Park J. Attention and motor performance: Preferences for and advantages of an external focus. Res Quarterly Exer Sport 2001;72:335-44. https://doi.org/10.1080/02701367.2001.10608970
15.Emanuel M, Jarus T, Bart O. Effect of Focus of Attention and Age on Motor Acquisition, Retention, and Transfer: A Randomized Trial. Phis Therp. 2008;88:251-60. https://doi.org/10.2522/ptj.20060174
16.Zentgraf K, Munzert J. Effects of attentional-focus instructions on movement kinematics. Psychol Sport Exer 2009;10:520-5.
17.Lohse KR, Sherwood DE, Healy AF. How changing the focus of attention affects performance, kinematics, and electromyography in dart throwing. Hum Mov Sci 2010;29:542-55. https://doi.org/10.1016/j.humov.2010.05.001
18.Silva CBM, Benda RN, Fonseca FS, Fialho JVAP, Menzel HJK, Ugrinowitsch H. Mudança no foco de atenção ao longo da prática de uma habilidade motora. Motriz 2013;19:391-8.
19.Julius MS, Adi-Japha E. Learning of a simple grapho-motor task by Young children and adults: similar acquisition but age-dependent retention. Front Psychol 2015;6:225. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2015.00225
20.Fitts PM, Posner MI. Human performance. Belmont: Brooks/Colemann, 1967.
21.Krakauer JW, Shadmehr R. Consolidation of motor memory. Trends Neurosci 2006;29:58-64. https://doi.org/10.1016/j.tins.2005.10.003
22.Etnyre RB. Accuracy characteristics of throwing as a result of maximum force effort. Perc Mot Skillhs 1998;86:1211-7. https://doi.org/10.2466/pms.1998.86.3c.1211
23.Shaheen S. How child's play impacts executive function-related behaviors. Appl Neuropsychol Child 2014;3:182-7. https://doi.org/10.1080/21622965.2013.839612

Downloads

Publicado

2018-10-09

Como Citar

Borges da Silva, R., Amad, Y. ., & Santos Cardoso de Sá, C. . (2018). Influência do foco de atenção e intervalo de tempo na aprendizagem motora de crianças em idade escolar. Revista Neurociências, 26, 1–20. https://doi.org/10.34024/rnc.2018.v26.9854

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2019-10-08
Publicado: 2018-10-09

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)