Fatores de Risco para Acidentes Vasculares Cerebrais isquêmicos (AVCI)

Autores

  • David Araújo Júnior Neurologista. Ex-residente de Neurologia da Universidade Federal de Sao Paulo / Escola Paulista de Medicine.
  • Roberto de Magalhães Carneiro de Oliveira Pós-graduando responsável pelo Setor de Doenças Neurovasculares da Disciplina de Neurologia da Universidade Federal de Sao Paulo / Escola Paulista de Medicine.
  • José Osmar Cardeal Professor Adjunto Doutorda Disciplinada Neurologia da Universidade Federal de Sao Paulo/ Escola Paulista de Medicina.
  • José Geraldo de Camargo Lima Professor Titular da Disciplina de Neurologia da Universidade Federal de Sao Paulo/ Escola Paulista de Medicina.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.1996.v4.9016

Palavras-chave:

Acidentes Vasculares Cerebrais Isguêmicos (AVCI), Fatores de Risco, Revisão

Resumo

Nosso objetivo foi realizar uma revisão dos fatores de risco pare Acidente Vascular Cerebral Isquémico (AVCI). Os fatores foram divididos em modificáveis e não modificáveis, tendo sido dada maior atenção aos primeiros. A hipertensão arterial, mesmo sistólica isolada, é considerada um dos fatores independentes mais importantes. 0 tabagismo mostra relação dose-dependente com redução do risco apes abandono do vicio. Texas de colesterol acima de 220 mg/c11 parecem aumentar o risco em 1,3 vezes. As anormalidades lipoprotalcas mostram padrão semelhante ao da doença cardiaca isquarnica. As anormalidades genéticas das apolipoproteinas tam sido implicadas na aterosclerose precoce.A doewe cardiaca isguémica aumenta o risco de AVCI guando associada a hipertrofia ventricular. A relação entreAVCI e aumento de hematocritoainda não evidente, O consumo regular de álcool mostra um efeito protetor em baixas doses e um risco muito aumentado em altas doses. Alguns fatores de risco de Importância ainda duvidosa são citados como miscelânea no final do artigo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

.

Downloads

Publicado

1996-10-31

Como Citar

Araújo Júnior, D., Oliveira, R. de M. C. de, Cardeal, J. O., & Lima, J. G. de C. (1996). Fatores de Risco para Acidentes Vasculares Cerebrais isquêmicos (AVCI). Revista Neurociências, 4(1), 7–11. https://doi.org/10.34024/rnc.1996.v4.9016

Edição

Seção

Revisão de Literatura
##plugins.generic.dates.received## 2019-02-28
##plugins.generic.dates.published## 1996-10-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.