Mini-Exame do Estado Mental

Influência da Escolaridade sobre o Escore Total e Subitens

Autores

  • Sonia M. D. Bruck Mestre em Neurologia pela Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.1996.v4.9015

Palavras-chave:

Mini-Exame do Estado Mental, Testes neuropsicológicos, Escolaridade, Cognição

Resumo

O Mini-Exame do Estado Mental (MEM) e um teste utilizado como instrumento para detecção de quadros de perda cognitiva. Neste presente artigo discutiremos a influência da escolaridade sobre o escore total e subitens do MEM. Examinando 530 indivíduos, 45% homens, com idade media de 51 anos, observamos que o nivel educacional influenciou o escore total, e a análise por subitens demonstrou que a educação influencia os itens de: orientação temporal (ano, semestre, dia da semana), orientação espacial (estado, bairro, andar), atenção, leitura, cópia e escrita. Poucos estudos tem observado a influência da escolaridade sobre os subitens do MEM e, menos ainda, tem tão altas porcentagens de analfabetos e individuos com baixa escolaridade.

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Publicado

1996-10-31

Como Citar

Bruck, S. M. D. (1996). Mini-Exame do Estado Mental: Influência da Escolaridade sobre o Escore Total e Subitens. Revista Neurociências, 4(1), 15–20. https://doi.org/10.34024/rnc.1996.v4.9015

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2019-02-28
Publicado: 1996-10-31