O Uso de Fatias de Tecido Cerebral ("Brain Slices") no Estudo da Epilepsia do Lobo Temporal

Autores

  • E. R. G. Sanabria Pos-graduandos em Neurologia/ Neurociências -UNIFESP-EPM.
  • F A. Scorza Pos-graduandos em Neurologia/ Neurociências -UNIFESP-EPM.
  • E. A. Cavalheiro Professor Titular e Chefe da Disciplina de Neurologia Experimental. Departamento de Neurologia Clinica e Neurocirurgia. Universidade Federal de Sao Paulo-Escola Paulista de Medicine.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.1997.v5.8995

Palavras-chave:

Eletrofisiologia, Epilepsia do lobo temporal, Esclerose hipocampal

Resumo

A epilepsia do lobo temporal (ELT) é a forma mais comum de epilepsia em adultos e responsável por um grande número de casos de refratariedade farmacologica a drogas anticonvulsivantes convencionalmente usadas, sendo que estes pacientes apresentam uma sintomatologia clinica caracterizada por crises parciais complexes que se originam nas estruturas mesials do lobo temporal, as quais são freqüentemente de difícil controle. A ELT é uma entidade amplamente estudada, que apresenta uma estreita relação entre a formação hipocampal e a atividade epilética. Diante disso, diversos modelos experimentais de epilepsia do lobo temporal têm sido desenvolvidos para um melhor estudo dos possíveis mecanismos envolvidos na epileptogénese do hipocampo, Uma técnica recentemente aplicada nos estudos destes mecanismos básicos neuronais é a técnica de "slices" (tales vivas) do hipocampo, sendo este um dos procedimentos mais importantes no estabelecimento da neurocioncia a nível mundial. Os objetivos principais dos estudos eletrofisiológicos em "slices" cerebrais são a descrição das propriedades celulares e biofísicas dos neuronios epileticos, como também a avaliação da função sinápfica (fenômenos plásticos) e de sistemas de neurotransmissores, podendo auxiliar na determinação dos eventos patológicos celulares, sinapficos e moleculares (canais ionicos)envolvidos com os mecanismos de propagação e sincronização da atividade epileptiforme.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

.

Downloads

Publicado

1997-10-31

Como Citar

Sanabria, E. R. G., Scorza, F. A., & Cavalheiro, E. A. (1997). O Uso de Fatias de Tecido Cerebral ("Brain Slices") no Estudo da Epilepsia do Lobo Temporal. Revista Neurociências, 5(1), 34–46. https://doi.org/10.34024/rnc.1997.v5.8995

Edição

Seção

Seção Especial
Recebido: 2019-03-01
Publicado: 1997-10-31