Avaliação dos Principais Déficits e Proposta de Tratamento da Aquisição Motora Rolar na Paralisia Cerebral

Autores

  • Elaine da Silva Peixoto Pós-graduanda em Fisioterapia Neurológica (UMESP). Fisioterapeuta Formada pela UMESP
  • Carla Mazzitelli Mestre em Neurociências e Comportamento da USP. Professora de Fisioterapia da UMESP. Fisioterapeuta formada pela USP

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2004.v12.8887

Palavras-chave:

Paralisia cerebral, Desenvolvimento motor, Intervenção fisoterapêutica

Resumo

Sabendo-se que crianças com paralisia cerebral apresentam atraso para as aquisições motoras, este estudo teve por objetivo verificar os principais déficits e propor um tratamento visando a aquisição motora rolar em pacientes com paralisia cerebral, com idade maior que seis meses que ainda não apresentavam esta função. A partir de uma pesquisa bibliográfica previamente realizada foi elaborado um guia de avaliação para a função motora rolar, partindo dos dois decúbitos (dorsal e ventral), avaliando se os elementos necessários para esta função estão alterados ou não. Este foi aplicado em um período de 2 meses em 25 pacientes que apresentavam-se em tratamento fisioterapêutico da Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com idades entre 1 e 12 anos, com diagnóstico médico confirmado de paralisia cerebral, que ainda não apresentavam a aquisição motora rolar. A análise dos dados colhidos identificou que os fatores que mais atuaram para a não ocorrência desta aquisição nos pacientes avaliados foram fraqueza muscular, hipertonia muscular, ausência da reação de Landau, ausência de dissociação escapular e ausência de reação de equilíbrio, levando a característica imobilidade. A associação entre fraqueza, hipertonia, e demais itens citados, levam a diminuição da mobilidade e conseqüente dificuldade para aquisição das mudanças posturais como o rolar. Logo para o efetivo treinamento desta habilidade há a necessidade de solucionar tais pendências visando uma maior independência funcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Camargo PFF, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional em Pediatria, 2 ed. São Paulo, Sarvier, 1997, p.13-28.

Palmer FB, Shapiro BK, Wachtel RC, Allen MC, Hiller JE, Harryman SE. The Effects Of Physical Therapy On Cerebral Palsy. The New England Journal Of Medicine, 318: 803-807,1988.

Bobath B, Bobath K, Desenvolvimento Motor nos Diferentes Tipos de Paralisia Cerebral, 1 ed. São Paulo, Manole, 1989.

Flehmig I, Texto e Atlas do Desenvolvimento Normal e seus Desvios no Lactente: Diagnóstico e tratamento precoce do nascimento até o 18 mês. Trad. de AS Reis. São Paulo, Atheneu, 2000.

Rosemberg S, Neuropediatria. São Paulo, Sarvier, 1992.

Reed UC, A neurologia que todo médico deve saber. São Paulo:Santos,1991, p.305-315.

Limongi SCO, Paralisia Cerebral. Paralisia Cerebral: linguagem e cognição, 2 ed. São Paulo, Pró Fono,1998.

Manreza MLG, Gherpelli JLD., Pediatria Básica. 8 ed. São Paulo, Sarvier, 1991, p.1129-1132.

Shevell MI, Majnemer A, Rosenbaum P, Abrahamowicz M. Etiologic determination of childhood developmental delay. Brain & Development,23:228-235,2001.

Diament A, Cypel S, Neurologia Infantil. 3 ed, Atheneu, 1996.

Mancini MC, Fiúza PM, Rebelo JM, Magalhães LC, Coelho ZAC, Paixão ML, Comparação Do Desempenho De Atividades Funcionais Em Crianças Com Desenvolvimento Normal e Crianças Com Paralisia Cerebral. Arq. NeuroPsiquiatr,60,2002.

Fawer CL, Calame A, Furrer MT. Neurodevelopmental outcome at 12 months of age related to cerebral ultrasound appearances of high risk preterm infants. Early Human Development,11:123-132,1985.

Astbury J, OrgillAA, Bajuk B, Yu VYH. Neonatal and neurodevelopmental significance of behavior in very low birthweight children. Early Human Development,11:113-121,1985.

Ferrari F, Cioni G, Einspieler C, Roversi F, Bos AF, Paolocelli PB. Cramped Synchronized General Movements in Preterm Infants as na Early Marker for Cerebral Palsy. Arch Pediatr Adolesc Med,156: 460-467,2002.

Bobath K, A deficiência motora em pacientes com paralisia cerebral. São Paulo:Manole, 1989.

Lefévre AB, Diament AJ, Neurologia Infantil: Semiologia, Clínica e Tratamento. São Paulo, Sarvier, 1980.

Bartlett DJ, Palisano RJ. A Multivariate Model of Determinants of Motor Change for Children With Cerebrl Palsy. Physical Therapy,80: 598-611.2000.

Batshaw ML, Perret YM, Criança com deficiência: Uma orientação médica. 2 ed. São Paulo, Santos, 1990.

Shepherd RB, Paralisia Cerebral. Fisioterapia em Pediatria, 3 ed. São Paulo, Santos, 1995.

Avaria MA. Desarrollo psicomotor. Rev. Chil. Pediatr,70: 162-167,1999.

By Lois, Motor Skills Acquisition in the first year- An Illustrated Guide to Normal Development. USA: Therapy Skill Builders, 1994.

Coriat. LF, Maturação psicomotora no 1 ano de vida da criança,Cortez&Moraes, 1977.

Lévy J, Primeira fase até os três meses. O despertar do bebê: práticas de educação psicomotora. São Paulo,Martins,1972.

Burns YR, Fisioterapia e crescimento na infância, 1 ed.São Paulo: Santos,1999,p. 31-41.

Gesel, Amatrudo, Diagnóstico do desenvolvimento: Avaliação e tratamento do desenvolvimento neuropsicológico no lactente e na criança pequena. Rio de Janeiro,Atheneu,1990.

Behrman, Kliegman, Arvin, Nelson: Tratado de Pediatria. 15 ed. Rio de Janeiro,Guanabara,1997.

Pothier PC, Friedlander S, Morrison Dc. Produce for assessment of neurodevelopmental delay in young children: preliminary report. Child:care, health and development,9:73-83,1983.

Vaz FAC, Problemas Neurológicos do Recém-nascido. São Paulo, Sarvier, 1985.

Cook AS, Woollacott MM, Motor Control: Theory and Practical Applications. 2 ed. Lippincott, 1995,p126-149.

Bartlett DJ, Palisano RJ. Physical Therapists’ Perceptions of Factors Influencing the Acquisitions of motor abilities of children of cerebral palsy: Implications for clinical reasoning. Physical Therapy,82: 237-247,2002.

Fits VD, Otten E, Klip AWJ, Eykern V, Algra MH. The development of postural adjustments during reaching in 6-to 18-month-old infants. Exp Brain Res,126: 517-28,1999.

Sobral DT. Motivação Para Aprender E Resultados Da Aprendizagem Baseada Em Problemas. Psic. Teor e Pesq,9:555-562,1993.

Bower E, McLellan DL. Effect Of Increased Exposure To physiotherapy On Skill Acquisition Of Children With Cerebral Palsy. Dev Med Child Neurol,34: 25-39,1992.34. Bower E, McLellan DL. Assessing motor-skill acquisition in four centres for the treatment of children with cerebral paly. Dev Med Child Neurol,36: 902-909,1994.

Kolobe THA, Palisano RJ, Stratford PW. Comparison of Two Outcome Measures for Infants With Cerebral Palsy and Infants With Motor Delays. Physical Therapy,78:1062-1071,1998.

Algra MH. The Neuronal Group Selection Theory: a framework to explain variation in normal motor development. Dev Neurol,566-569,2000.

Wegman E. contextual Interference Effects On The Acquisition And retention Of Fundamental Motor Skills. Perceptual and Motor Skills,88:182-187,1999.

Thilo KV, Probst T, Bronstein AM, Ito Y, Gresty MA. Torsional eye movements are facilitated during perception of selfmotion. Exp Brain Res,126: 495-500,1999.

Thilmann AF, Fellows SJ, Garms E. Spastic muscle hypertonus. Oxford University Press,21: 233-243,1991.

Downloads

Publicado

2004-03-31

Como Citar

Peixoto, E. da S., & Mazzitelli, C. (2004). Avaliação dos Principais Déficits e Proposta de Tratamento da Aquisição Motora Rolar na Paralisia Cerebral. Revista Neurociências, 12(1), 46–53. https://doi.org/10.34024/rnc.2004.v12.8887

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2019-02-05
Publicado: 2004-03-31