Validação de um protocolo de avaliação do tono muscular e atividades funcionais para crianças com paralisia cerebral

Autores

  • Durigon O.F. S. Profa. Doutora do Curso de Fisioterapia do Departamento de Fisioterpaia , Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP
  • Sá C.S. S. Profa. do Curso de Fisioterapia do IMES, doutoranda em Neurociências e comportamento –USP, Profa. convidado do Curso de Avançado em Fisioterapia Neurológica da USP
  • Sitta L. V. Fisioterapeutas, doutorandas em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2004.v12.8876

Palavras-chave:

Tono muscular,, Atividades funcionais, Avaliação, Paralisia cerebral, Criança

Resumo

Em disfunções neurológicas, tem sido um desafio medir as mínimas mudanças nas atividades funcionais de crianças submetidas a tratamento fisioterapêutico. Em nosso ponto de vista isto se deve ao fato de que as escalas desenvolvidas até então procuram avaliar funções ou habilidades e não o desempenho motor implícito na função. Considerando que este estudo objetivou testar a aplicabilidade de um protocolo de avaliação que medisse o tono muscular e a funcionalidade em crianças com Paralisia Cerebral. Foi usada a escala do tono muscular previamente testada em adultos e a escala da funcionalidade previamente desenvolvida para crianças com Síndrome de Rett que foi adaptada para crianças com Paralisia Cerebral. Quarenta e quatro crianças receberam fisisioterapia e foram avaliadas. A confiabilidade do protocolo em relação às escalas usadas previamente foram analisadas através da sua porcentagem de concordância. Como nós obtivemos 100% de concordânica com os 5 examinadores no teste de Johnstone e principalmente porque esta ferramena também tem validade de construto e se mostrou sensível a mudanças ocorridas na terapia, este protocolo pode ser considerado válido e confiável na avaliação motora e desempenho funcional das crianças com Paralisia Cerebral

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Referências

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Publicado

2004-06-30

Como Citar

S., D. O., S., S. C., & V., S. L. (2004). Validação de um protocolo de avaliação do tono muscular e atividades funcionais para crianças com paralisia cerebral. Revista Neurociências, 12(2), 87–93. https://doi.org/10.34024/rnc.2004.v12.8876

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