Correlação do reflexo de Blinking com o quadro clínico de pacientes neurológicos graves

Autores

  • Anelisa Mancastroppi Faria .Especializanda, Curso de Especialização de Fisioterapia Aplicada a Neurologia Adulto da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, São Paulo
  • Daniella Silva Oggiam Especializanda, Curso de Especialização de Fisioterapia Aplicada a Neurologia Adulto da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, São Paulo.
  • Juliana Valéria Leite Fisioterapeuta Mestre, Supervisora do Curso de Especialização de Fisioterapia Aplicada a Neurologia Adulto da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas, São Paulo.
  • Telma Dagmar Oberg Fisioterapeuta Doutora, Docente do Curso de Especialização de Fisioterapia Aplicada a Neurologia Adulto da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2007.v15.8704

Palavras-chave:

Reflexo de Piscar, Blinking, Consciência, Músculos da Respiração, Ventilação mecânica

Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo correlacionar a melhora do nível de consciência e a força da musculatura inspiratória com o aparecimento do reflexo de blinking e demonstrar através destes acontecimentos o valor prognóstico deste reflexo. Método: Participaram do estudo 8 pacientes com faixa etária entre 20 e 82 anos, portadores de patologias neurológicas submetidos à Ventilação Mecânica (VM). Uma vez ao dia em horários fixos, foram avaliados no início do atendimento fisioterapêutico: a consciência através da Escala de Coma de Glasgow (ECG) e Escala de Coma de Jouvet (que inclui o reflexo de blinking) e, após o término do atendimento, a força da musculatura inspiratória através da medida da Pressão Inspiratória máxima (PImáx). Resultados: Pode-se observar que todos os pacientes que apresentaram reflexo de blinking positivo saíram da VM, portanto houve uma correlação direta entre o aparecimento do reflexo de blinking e a retirada da VM, assim como não houve relação direta entre estes acontecimentos e o dia em que o paciente apresentou a maior PImáx com relação ao nível de consciência. Conclusão: Pode-se concluir que o reflexo de blinking é um marcador clínico, fidedigno, prático, não muito utilizado em pacientes em ventilação mecânica invasiva com rebaixamento do nível de consciência, sendo de grande importância para o prognóstico destes pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Muniz ECS, Thomaz MCA, Kubota MY, Cianci L, Sousa RMC. Utilização da escala de coma de Glasgow e escala de coma de Jouvet para avaliação do nível de consciência. Rev Esc Enf USP 1997; 31(2): 287-303.

Gattaz MD. Depressão da consciência. Rev Psiquiatr Clin 1997; 24(4):18-24.

Rumpl E, Gerstenbrand F, Hack JM, Prugger M. Some observations on the blink reflex in posttraumatic coma. Electroencephalogr Clin Neurophysiol. 1982; 54(4): 406-417.

Liu GT, Ronthal M. Reflex Blink to Visual Threat. J Clin Neuro Ophthalmol 1992; 12(1): 47-56.

Adams RD, Victor M, Ropper AH. Principles of Neurology. 60 ed. SantiagoChile: The McGraww-Hill; 1998.

Caruso P, Friedrich C, Denari SDC, Ruiz SAL, Deheinzelin D. The Unidirectional Valve Is the Best Method To Determine Maximal Inspiratory Pressure During Weaning. Clin Invest Crit Care 1999; 115:1096-1101.

Monteiro LS, Veloso CA, Araújo S, Figueiredo LC, Terzi RGG. Comparision of Two Methods of Measurement of Maximal Inspiratory P

Downloads

Publicado

2007-03-31

Como Citar

Faria, A. M., Oggiam, D. S., Leite, J. V., & Oberg, T. D. (2007). Correlação do reflexo de Blinking com o quadro clínico de pacientes neurológicos graves. Revista Neurociências, 15(1), 18–21. https://doi.org/10.34024/rnc.2007.v15.8704

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2019-02-08
Publicado: 2007-03-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)