Treino prévio reduz o tempo de execução de tarefas visuo-espaciais em ambiente virtual
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2008.v16.8634Palavras-chave:
Análise e Desempenho de Tarefas, Aprendizagem, Meio AmbienteResumo
Objetivo. Avaliar a influência da adaptação prévia de indivíduos sadios a diferentes situações de interação em ambiente computacional, no desempenho de tarefas visuo-espaciais. Método. Trinta voluntários saudáveis, 15 homens, com idade média de 25,3 ± 3,3 anos, foram divididos em três grupos: o primeiro, considerado controle, não foi adaptado a nenhum dos ambientes propostos; o segundo grupo foi adaptado ao ambiente fechado (estável e previsível) e o terceiro foi adaptado ao ambiente aberto (imprevisível) “A”. A tarefa proposta era o deslocamento em dois ambientes abertos “B” e “C” (labirinto). As variáveis dependentes Tempo e Erro foram consideradas para a análise. Resultados. Foi observado que durante a fase de adaptação, na variável Tempo, os grupos apresentaram uma progressiva melhora no desempenho de cada tarefa (p = 0,0036). O grupo adaptado ao ambiente aberto “A” mostrou uma tendência a ser mais rápido na execução das tarefas dos ambientes abertos “B” e “C”, em relação ao grupo adaptado ao ambiente fechado (p = 0,068). Conclusão. Este estudo sugere que indivíduos adaptados à execução de tarefas visuoespaciais
que envolvam situações desconhecidas e não orientadas, apresentam uma tendência a um melhor desempenho do tempo nestas tarefas, quando comparados a indivíduos adaptados em situações estáveis e orientadas.
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Publicado: 2008-09-30