Conhecimento cronobiológico e hábitos de sono de acadêmicos da Universidade Paranaense

Autores

  • Liziane Seibt Bióloga pela Universidade Paranaense, Cascavel-PR, Brasil.
  • Vanessa Morais Lima Acadêmica de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Goiás, Jataí-GO, Brasil.
  • Kleber Fernando Pereira Educador Físico, Mestre em Anatomia Humana pela USP, docente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás, Jataí-GO, Brasil.
  • Fabio José Bianchi Dentista, Doutor em Biologia Buco-dental na UNICAMP, docente do curso de odontologia da Universidade Paranaense, Cascavel-PR, Brasil.
  • Larissa R Renata de Oliveira Bianchi Bióloga, Mestre em Anatomia Humana pela USP, docente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Paranaense, Cascavel-PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2009.v17.8548

Palavras-chave:

Cronobiologia, Sono, Acadêmicos

Resumo

Introdução. A cronobiologia estuda os ritmos biológicos de animais, plantas e seres humanos, sabendo-se que em um período determinado as funções fisiológicas e comportamentais do organismo se alteram, ocorrendo uma variação para respostas e estímulos decorrentes do ambiente externo. Objetivo. Identificar o perfil cronobiológico e sua relação com hábitos de sono de acadêmicos da 4ª série, noturno e matutino do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Paranaense. Método. A metodologia aplicada faz uso de um padrão de questionário cronobiológico, composto por 9 questões objetivas, além de 8 questões estruturadas com o objetivo de identificar hábitos de sono. Resultados. Dos 46 acadêmicos entrevistados do matutino, verificou-se que 28,27% são moderadamente matutino, estando em período compatível com seu cronotipo, à maioria 43,48% possuem cronotipo intermediário, possuindo maior adaptação a qualquer horário em que venha realizar atividades. Dos 32 acadêmicos entrevistados do noturno, constatou-se que 28,13% são moderadamente matutino, em desacordo com seu cronotipo, 50% intermediário podendo se adaptar a qualquer horário que esteja realizando atividades, e 15,63% moderadamente vespertino, de acordo com seus ritmos biológicos. Conclusão. Quando os acadêmicos passarem a conhecer seu cronotipo, poderão se adaptar melhor ao seu horário de estudo possibilitando uma maior aprendizagem e assimilação dos conteúdos.

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Publicado

2009-09-30

Como Citar

Seibt, L., Lima, V. M., Pereira, K. F., Bianchi, F. J., & Bianchi, L. R. R. de O. (2009). Conhecimento cronobiológico e hábitos de sono de acadêmicos da Universidade Paranaense. Revista Neurociências, 17(3), 239–245. https://doi.org/10.34024/rnc.2009.v17.8548

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2019-02-15
Publicado: 2009-09-30