Considerações sobre a avaliação da qualidade de vida em grupo de pacientes com Acidente Vascular Cerebral

Autores

  • Ana Laura Maciel Almeida Neurologista (UFJF), Psicóloga (Centro de Ensino Superior de JF) com Especialização em Neuropsicologia pela Unifesp, Juiz de Fora-MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2010.v18.8492

Palavras-chave:

revisão aberta

Resumo

O artigo citado faz uma análise dos aspectos sócio-demográficos, cognitivos, emocionais e físicos na qualidade de vida de um grupo de pacientes pós-AVC, utilizando um questionário com dados sócio-demográficos, o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) para triagem cognitiva e o SF-36 (The Medical Outcomes Study 36-item short-form health survey) para avaliação da qualidade de vida; instrumentos reconhecidos e amplamente utilizados. Apesar do curto espaço de tempo e do pequeno número de pacientes avaliados, o estudo evidencia as principais causas de AVC na população e descreve um perfil de comprometimento nesses pacientes. Os critérios de inclusão foram: diagnóstico de AVC e o fato do paciente estar em atendimento no serviço. Os autores observaram que os aspectos físicos e a capacidade funcional foram os domínios mais comprometidos no SF-36 e que o tempo maior de instalação e o acompanhamento regular no serviço influenciaram positivamente nos domínios estado geral de saúde e saúde mental. Foram observados baixos escores no

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Scalzo PL, Souza ES, Moreira AGO, Vieira AF. Qualidade de vida em pacientes com acidente vascular encefálico: Centro Clínica PUC-Minas Betim. Rev Neurocienc 2010;18:139-44.

Silva GS, Gomes DL, Massaro AR. Tratamento da Fase Aguda do Acidente Vascular Cerebral Isquêmico. Rev Neurocienc 2005;13:039-49.

Ciconelli RM, Ferraz MB, Santos W, Meinão I, Quaresma MR. Tradução para a língua portuguesa e validação do questionário genérico de avaliação de qualidade de vida SF-36 (Brasil SF-36). Rev Bras Reumatol 1999;39:143-50.

Folstein MF, Folstein SE, McHugh PR. “Mini Mental state”. A practical method for grading the cognitive state of patients for the clinician. J Psychiatr Res 1975;12:189-98.

Chaves MLF. Testes de avaliação cognitiva: Mini-Exame do Estado Mental (Endereço na Intenet). São Paulo: Academia Brasileira de Neurologia (atualizado em: 06/10; acessado em: 06/10). Disponível em: http//www.cadastro.abneuro.org/site/arquivos_cont/8.pdf

Kochhann R, Varela JS, Lisboa C SM, Chaves MLF. The mini mental state examination: review of cutoff points adjusted to schooling in a large Southern Brazilian sample / Mini exame do estado mental: revisão de pontos de corte ajustados para a escolaridade em uma grande amostra do sul do Brasil. Dement Neuropsychol 2010;4:35-41.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Almeida ALM. Considerações sobre a avaliação da qualidade de vida em grupo de pacientes com Acidente Vascular Cerebral. Rev Neurocienc [Internet]. 30º de junho de 2010 [citado 13º de julho de 2025];18(2):147-9. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/8492