Facilitação do planejamento e da aprendizagem por meio da prática mental na Paralisia Cerebral

Autores

  • Audrey Sartori Cabral Fisioterapeuta, Especialista em Aprendizagem Motora, Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD, São Paulo-SP, Brasil.
  • Lisa Carla Narumia Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia Motora Ambulatorial e Hospitalar, Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD, São PauloSP, Brasil.
  • Luis Augusto Teixeira Educador Físico, Professor Associado da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo – USP, São Paulo-SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2010.v18.8478

Palavras-chave:

Paralisia Cerebral, Imagética motora, Aprendizagem

Resumo

Introdução. A paralisia cerebral (PC) é um distúrbio da motricidade que resulta em incapacidades e limitações funcionais. Frequentemente, os portadores da PC são mais lentos na execução dos movimentos, em função do déficit de planejamento e coordenação do movimento. Alguns estudos mostram os benefícios da prática mental na aprendizagem motora e reabilitação funcional. Esse estudo objetivou avaliar em crianças com PC se a prática mental melhora a aprendizagem motora. Método. A amostra foi composta por seis crianças com PC divididas em dois grupos: experimental e controle. O grupo experimental foi submetido a um treinamento composto por oito sessões de prática mental, com duração de dez minutos cada. O grupo controle não realizou nenhum treinamento. A habilidade de subir uma escada de seis degraus com corrimão foi avaliada antes e após o treinamento e dois dias após o pós-teste (teste de retenção). Resultados. No grupo experimental, houve uma diminuição do tempo gasto na realização da atividade no pósteste em relação ao pré-teste, enquanto no grupo controle houve um aumento deste. Além disso, houve uma melhora qualidade do movimento. O desempenho no pós-teste foi replicado no teste de retenção. Conclusão. A prática mental parece melhorar a aprendizagem motora de crianças com PC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Hagberg B. Nosology and classification of cerebral Palsy. Giornale di Neuropsichiatrica del éta evolutiva 2005; 4:12-7.

Galvão MC, Ozu MH. Fisioterapia na Paralisia Cerebral. In: Moura EW, Amaral P. Fisioterapia, aspectos clínicos e práticos da reabilitação. São Paulo: Artesmedicas, 2005, p.27-50.

Palisano R, Rosenbaum P, Walter S, Russel D, Wood E, Galuppi B. Gross Motor Function Classification System for cerebral palsy. Dev Méd child Neurol 1997;39:214-23.

Shumway A, Woollacott M. Controle Motor, teoria e aplicações práticas. In: Fuster JM; The prefrontal córtex: anatomy, physiology and neuropsychology of the frontal lobe. São Paulo; Manole; 2003, 592p.

Inase M, Mushiake H, Tanji J. Neuronal activity in the primate premotor, supplementary and precentral motor cortex during visually guided and internally determined sequential movements. J Neurophysiol 1991;66:705-18.

Roland PE, Larsen B, Lassen NA. Supplementary motor área and other cortical áreas in organization of voluntary movements in man. J Neurophysiol 1980;43:118-36.

Yáguez L, Nagel D, Hoffman H, Canavan AGM, Wist E, Homberg V. A mental route to motor learning: improving trajectorial kinematics through imagery training. Behav Brain Res 1998;90:95-106.

Deutsch J, Dickstein R. Motor imagery in physical therapist practice. Phys Ther 2007;87:942-53.

Magill R. Aprendizagem Motora, conceitos e aplicações, 5ª. ed., São Paulo-SP, Ed. Edgard Blucher, 2000, 369p.

Liu KP, Chan CC, Lee TM, Hui-Chan CW. Mental imagery for promoting relearning for people after stroke: A randomized controlled trial. Arch Phys Med Rehabil 2005;85:1403-8.

Leonard A, Levine P, Stephen J. Mental practice in chronic stroke -Results of a randomized, placebo-controlled trial. Stroke 2007;38:1293-7.

Dickstein R, Dunsky A, Marcovitz E. Motor imagery for gait rehabilitation in post – stroke hemiparesis. Phys Ther 2004;84:1167-77.

Driskell JE, Cooper C, Moran A. Does mental practice enhance performance? J Apll Phys 1994;79:481-92.

Shumway A, Woollacott, M. Controle Motor, teoria e aplicaçõs práticas, In:Ghez C.Voluntary movement, São Paulo, Manole, 2003, 592p.

Shumway A, Woollacott M. Controle Motor, teoria e aplicações práticas, In: Quintana LA. Evaluation of perception and cognition. São Paulo, Manole, 2003, 592p

Dechent P, Dietmar K, Frahm, J. Is the human primary motor cortex involved in motor imagery? Cog Brain Res 2004;19:138-44.

Cicinelli P, Zaccagnini M, Pasqualetti P, Filippi MM, Rossini PM. Imagery-induced cortical excitability changes in stroke: A transcranial magnetic stimulation study. Cereb Córtex 2006;16:247-53.

Sidaway B, Trzaska A. Can mental practice increase ankle dorsiflexor torque?. Physl Ther 2005;85:1053-60.

Williams JG, Odley JL, Callaghan M. Motor imagery boosts proprioceptive neuromuscular facilitation in the attainment and retention of range of motion at the hip joint. J Sports Sci Med 2004;3:160-6.

Teixeira LA. Aprendizagem de habilidades motoras na ginástica artística. In: Nunomura, M. & Nista – Piccolo. V.L. (Eds). Compreendendo a ginástica artística. São Paulo - SP, 2004, 30p.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

Cabral, A. S., Narumia, L. C., & Teixeira, L. A. (2010). Facilitação do planejamento e da aprendizagem por meio da prática mental na Paralisia Cerebral. Revista Neurociências, 18(2), 150–155. https://doi.org/10.34024/rnc.2010.v18.8478

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2019-02-17
Publicado: 2010-06-30