Avaliação motora relacionada ao IMC em crianças de primeira a terceira infância com Síndrome de Down

Autores

  • Luciana Crepaldi Lunkes Acadêmica do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Lavras – UNILAVRAS, Lavras-MG, Brasil.
  • Jacqueline Maria Resende Silveira Leite Mestre em Medicina Interna e Terapêutica, Professora do Centro Universitário de Lavras – UNILAVRAS, Lavras-MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2011.v19.8376

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Atividade Motora, Desenvolvimento Infantil

Resumo

Objetivo. Comparar o desenvolvimento motor (DM) em crianças com síndrome de Down (SD) entre primeira infância (PI), segunda infância (SI) e terceira infância (TI) verificando semelhanças ou diferenças entre as idades, e se estas são tão marcantes quanto nas crianças normais. Relacionar o índice de massa corporal (IMC) de cada criança ao resultado do PEDI, verificando se há interferência do IMC no DM. Método. Foram avaliadas 23 crianças com SD divididas em subgrupos: PI (6 meses-3 anos), SI (4-6 anos) e TI (7-12 anos). Para avaliação utilizou-se o PEDI. O teste t-student e o coeficiente de correlação de Pearson (r de Pearson) foram utilizados para análise estatística. Resultados. Para somatório do PEDI e assistência do cuidador a comparação entre PI e SI e, PI e TI obteve resultado significativo (p<0,01). Quanto ao IMC, a comparação entre SI e TI obteve resultado significativo (p><0,01). A variação do resultado do somatório do PEDI da PI em relação a SI foi maior que da SI em relação a TI. Não houve relação entre IMC e desenvolvimento motor pelo resultado da somatória do PEDI. Conclusão. O DM é maior entre a PI e SI. O IMC não interfere no desenvolvimento da criança com SD. >

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

Lunkes, L. C., & Leite, J. M. R. S. (2011). Avaliação motora relacionada ao IMC em crianças de primeira a terceira infância com Síndrome de Down. Revista Neurociências, 19(2), 250–257. https://doi.org/10.34024/rnc.2011.v19.8376

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2019-02-24
Publicado: 2011-06-30

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