Efeitos da fisioterapia respiratória na Distrofia Muscular de Duchene

Relato de Caso

Autores

  • Ana Paula Fraga Melo Discente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Anápolis – Uni Evangélica, Anápolis-GO, Brasil.
  • Fabiane Alves de Carvalho Fisioterapeuta, Mestre em Ciências Ambientais e Saúde, PUCGO (Pontifícia Universidade Católica de Goiás), Goiânia-GO, Docente do Centro Universitário de Anápolis – Uni Evangélica, Anápolis-GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2011.v19.8334

Palavras-chave:

Distrofia Muscular de Duchenne, Fisioterapia, Qualidade de Vida

Resumo

A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma doença hereditária progressiva que causa deterioração músculo-esquelético. As alterações funcionais iniciam-se por volta dos três anos de idade, com o enfraquecimento muscular gradual, evoluindo para musculatura respiratória. Objetivo. Analisar o efeito de um treinamento muscular respiratório específico, em um paciente portador de DMD e sua repercussão no sistema respiratório e qualidade de vida. Método. Foram realizadas duas avaliações entre fevereiro e junho de 2009, realizando-se: espirometria, manuvacuometria, Peak Flow, cirtometria e aplicado o questionário Qualidade de vida – Peds – QL4.0 para a criança e o Questionário do Cuidador da Criança (QCC) para o cuidador. O tratamento baseou-se no treinamento muscular respiratório desenvolvido duas vezes por semana durante 30 minutos utilizando o Threshold IMT® e dissociação da cintura escapular associada à respiração. Resultados. Aponta ganho de força muscular respiratória, aumento do pico de fluxo expiratório, manutenção das CVF e VEF1 e aclive na Qualidade de Vida. Conclusão. O treinamento muscular respiratório proporcionou benefícios no que diz respeito ao ganho de força muscular respiratória e à qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2011-03-31

Como Citar

Melo, A. P. F., & Carvalho, F. A. de. (2011). Efeitos da fisioterapia respiratória na Distrofia Muscular de Duchene: Relato de Caso. Revista Neurociências, 19(4), 686–693. https://doi.org/10.34024/rnc.2011.v19.8334

Edição

Seção

Relato de Caso
Recebido: 2019-02-25
Publicado: 2011-03-31