Efeitos da Terapia por Contensão Induzida em longo prazo em pacientes pós-AVC

Autores

  • Roberta Trevizan Gamba Terapeuta Ocupacional, pós-graduanda em Gerontologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, São Paulo-SP, Brasil.
  • Daniel Marinho Cezar da Cruz Terapeuta Ocupacional, Doutorando em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar, Professor Assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, São Carlos-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2011.v19.8333

Palavras-chave:

Terapia por Contensão Induzida, Doenças Cerebrovasculares, Hemiplegia, Membro Superior, Terapia Ocupacional

Resumo

Com o aumento da população idosa tem-se um expressivo crescimento das doenças crônicas, uma delas é o Acidente Vascular Cerebral. A lesão provoca, dentre suas várias sequelas, a hemiplegia, a qual dificulta a mobilização do membro superior e inferior de um hemicorpo, diminuindo a funcionalidade e a qualidade de vida do indivíduo acometido pelo Acidente Vascular Cerebral. A Terapia por Contensão Induzida é uma das diversas terapias, utilizadas para reduzir as incapacidades que prejudicam a funcionalidade do membro afetado. Esta revisão de literatura teve como objetivo identificar se a Terapia por Contensão Induzida, aplicada ao membro superior de indivíduos hemiplégicos, por Acidente Vascular Cerebral, manteve seus resultados em longo prazo. Foram analisados seis artigos que aplicaram este tipo de terapia em seus sujeitos e os observaram durante pelo menos um mês após o pós-teste. Como resultado, identificou-se que foram utilizados diferentes tipos de avaliações, as quais calculavam o tempo de realização das atividades, quantidade e qualidade de uso dos membros superior comprometido. A revisão mostrou que a terapia por contensão induzida tende a manter seu resultado positivo, porém com algumas quedas dos escores das avaliações utilizadas sem, no entanto, haver uma regressão da pontuação inicial dos sujeitos no nível do pré-teste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2011-12-31

Como Citar

Gamba, R. T., & Cruz, D. M. C. da. (2011). Efeitos da Terapia por Contensão Induzida em longo prazo em pacientes pós-AVC. Revista Neurociências, 19(4), 735–740. https://doi.org/10.34024/rnc.2011.v19.8333

Edição

Seção

Revisão de Literatura
Recebido: 2019-02-25
Publicado: 2011-12-31