Treino Locomotor com Suporte de Peso Corporal na Lesão Medular Incompleta

Autores

  • Renata Teles Vieira Fisioterapeuta, Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás, Goiânia-GO, Brasil.
  • Rafaela Machado de Gusmão Oliveira Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia Neurológica, Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada - Goiânia-GO, Brasil.
  • Camila Alves Nogueira Barros Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia Neurológica, Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada - Goiânia-GO, Brasil.
  • Leonardo Caixeta Médico Neuro-Psiquiatra, Doutor em Neurologia pela USP, Professor adjunto da Universidade Federal de Goiás, Goiânia-GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2011.v19.8329

Palavras-chave:

Marcha, Atividade Motora, Lesões da Medula Espinhal, Reabilitação

Resumo

Objetivo. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre o uso do treino locomotor em pacientes portadores de lesão medular incompleta, a fim de verificar os seus efeitos para a marcha destes pacientes. Método. Foi realizada uma busca utilizando os bancos de dados medline, scielo e bvs a partir dos descritores: body weight-support treadmill training (suporte parcial de peso com treinamento em esteira), locomotor training (treino locomotor), spinal cord injury (lesão medular), gait (marcha). Todos os artigos coletados nos últimos 18 anos foram analisados. Discussão. A lesão medular é uma grave síndrome neurológica que causa diversos comprometimentos, inclusive da marcha. Para aperfeiçoar este processo, deu-se início à prática de reabilitação na esteira com suporte de peso corporal. A ampla utilização desta técnica de reabilitação deve-se a maior facilidade para o treino da marcha, a satisfação dos pacientes durante o tratamento e, principalmente, aos bons resultados gerados. Conclusão. Um número significante de estudos mostrou que o treino de marcha com suporte de peso corporal é um meio seguro e confiável, e que surgiu para inovar a reabilitação funcional da marcha. Não há evidência científica para afirmar que o treino locomotor com suporte de peso seja um método superior a outras terapias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2011-12-31

Como Citar

Vieira, R. T., Oliveira, R. M. de G., Barros, C. A. N., & Caixeta, L. (2011). Treino Locomotor com Suporte de Peso Corporal na Lesão Medular Incompleta. Revista Neurociências, 19(4), 702–710. https://doi.org/10.34024/rnc.2011.v19.8329

Edição

Seção

Revisão de Literatura
Recebido: 2019-02-25
Publicado: 2011-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)