Desenvolvimento Neuropsicomotor de lactentes prematuros vinculados à Clínica da Mulher de Chapecó

Autores

  • Cristina Giaretta Fisioterapeuta Graduada pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, Chapecó-SC, Brasil.
  • Simone Marlise Becker Fisioterapeuta Graduada pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, Chapecó-SC, Brasil.
  • Rubia do Nascimento Fuentefria Fisioterapeuta, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre-RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2011.v19.8328

Palavras-chave:

Lactente Prematuro, Baixo peso ao nascer, Avaliação, Desempenho Psicomotor

Resumo

Objetivo. Avaliar o Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) de lactentes prematuros e com baixo peso. Método. Estudo transversal, com população de 32 lactentes vinculados à Clínica da Mulher, Chapecó, SC. Destes, foram avaliados 22 com idade cronológica de 6 a 10 meses e 29 dias, por meio da Escala de Desenvolvimento Psicomotor da Primeira Infância Brunet-Lèzine. Para conhecer a história do período pré, peri e pós-natal aplicou-se um questionário aos pais. Resultados. Em relação aos 22 lactentes avaliados, a área de desenvolvimento que mais se destacou, em termos de alerta para atraso ou atraso já instalado, foi a coordenação óculo-motriz. Cinco lactentes da faixa etária de 6 a 7 meses e 29 dias e 5 lactentes da faixa etária de 8 a 10 meses e 29 dias apresentaram classificação normal baixo ou inferior nesta área. A maioria (n=16) dos lactentes de ambas as faixas etárias necessitaram de medidas de urgência para respirar e desenvolveram complicações respiratórias logo após o parto (n=11). Estas condições biológicas de risco foram somadas à prematuridade e ao baixo peso. Conclusão. Os resultados encontrados reforçam a necessidade de identificar precocemente os sinais de atrasos no desenvolvimento de lactentes vulneráveis, possibilitando a realização de um programa de intervenção precoce.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2011-12-31

Como Citar

Giaretta, C., Becker, S. M., & Fuentefria, R. do N. (2011). Desenvolvimento Neuropsicomotor de lactentes prematuros vinculados à Clínica da Mulher de Chapecó. Revista Neurociências, 19(4), 642–652. https://doi.org/10.34024/rnc.2011.v19.8328

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2019-02-25
Publicado: 2011-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)