Mudanças da Lei de Trânsito e Sua Correlação com Traumas Crânio-Encefálicos em Cidade de Médio Porte no Brasil

  • Moacir Alves Borges MD, PhD, Professor of the Neurological Sciences Department of the Medicine School in São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, SP, Brazil
  • Fernando Manuel Rana Filipe M.Sc. in Health Sciences; Neurosurgeon of the Neurological Sciences Department of the Medicine School in São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, SP, Brazil.
Palavras-chave: Traumatismo Craniencefálico, Código de Trânsito, Acidente de Trânsito

Resumo

O traumatismo crânio encefálico (TCE) é a maior causa de incapaci­dade, morbidade e mortalidade na população jovem que é vulnerável ao consumo de bebidas alcoólicas, tornando-se uma questão de saúde pública com grande importância e influência no custo sócio econô­mico da população. Esse estudo analisou 138 pacientes atendidos no Hospital de Base vítimas de TCE por acidente de trânsito no período de 2005 a 2008 dentro do limite urbano da cidade de São José do Rio Preto. Destes pacientes, 115 eram do sexo masculino (83,3%), com idade média de 38,9 anos e 23 eram do sexo feminino com idade média de 42,4 anos. Foi observado queda da freqüência do TCE no primeiro semestre de 2008, época do início da lei seca, porém sem significado estatístico. Concluímos que o TCE urbano ocorre predo­minantemente em homens jovens. Não houve correlação estatística entre o início da lei seca e redução na ocorrência do TCE.

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Publicado
2012-09-30
Como Citar
Borges, M. A., & Filipe, F. M. R. (2012). Mudanças da Lei de Trânsito e Sua Correlação com Traumas Crânio-Encefálicos em Cidade de Médio Porte no Brasil. Revista Neurociências, 20(3), 350-353. https://doi.org/10.34024/rnc.2012.v20.8248
Seção
Artigos Originais