Postura e Equilíbrio em Crianças com Paralisia Cerebral Submetidas a Distintas Abordagens Terapêuticas

  • Flaviana Maciel Fisioterapeuta, especialista em Fisioterapia em neurologia pela Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.
  • Carla Mazzitelli Fisioterapeuta, Mestre, docente Curso de Fisioterapia Universidade Metodista – São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.
  • Cristina dos Santos Cardoso de Sá Fisioterapeuta, Doutora, Departamento de Ciências da Saúde – UNIFESPCampus Baixada Santista, Santos-SP, Brasil.
Palavras-chave: Paralisia Cerebral, Intervenção, Fisioterapia, Avaliação Postural, Equilíbrio

Resumo

A paralisia cerebral interfere de forma persistente, porém variável no equilíbrio e na postura do indivíduo devido às alterações motoras, por isso é essencial que o fisioterapeuta realize avaliações de forma minuciosa possibilitando uma melhor organização do programa de tratamento. Objetivo. identificar as alterações posturais e do equilí­brio de crianças com paralisia cerebral, e verificar os efeitos de distin­tas abordagens terapêuticas sobre o alinhamento e controle postural. Método. Foram avaliadas seis crianças, sendo que quatro realizaram a fisioterapia aquática e cinesioterapia e duas apenas cinesioterapia, por meio de fotometria pelo software de análise Postural – SAPO e a escala de equilíbrio - Pediatric Balance Scale (PBS) em dois momentos distintos, com intervalo de dois meses. Resultados. Verificou-se que todas as crianças apresentaram alterações posturais típicas de crianças com paralisia cerebral, e déficit de equilíbrio independente do tipo de intervenção recebida. Conclusão. As crianças submetidas a fisio­terapia aquática e cinesioterapia, assim como as crianças submetidas apenas a cinesioterapia apresentaram as mesmas alterações posturais e déficit de equilíbrio.

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Publicado
2013-03-31
Como Citar
Maciel, F., Mazzitelli, C., & Sá, C. dos S. C. de. (2013). Postura e Equilíbrio em Crianças com Paralisia Cerebral Submetidas a Distintas Abordagens Terapêuticas. Revista Neurociências, 21(1), 14-21. https://doi.org/10.34024/rnc.2013.v21.8201
Seção
Artigos Originais