Relação Entre Ritmo Circadiano, Turno e Rendimento Escolar de Alunos do Ensino Fundamental

Autores

  • Márcia Finimundi Matemática, Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Farroupilha-RS, Brasil.
  • Eduardo Pacheco Rico Biólogo, Doutor em Bioquímica; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Diogo Onofre Souza Médico, Doutor em Ciências (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Professor Titular do Departamento de Bioquímica, ICBS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2013.v21.8179

Palavras-chave:

Ritmo Circadiano, Turno, Rendimento

Resumo

Introdução. O cronotipo, ou seja, a preferência de acordar e dormir e as atividades diárias podem influenciar as atividades acadêmicas. Ob­jetivo. Investigar relação do ritmo circadiano (relógio biológico), o turno escolar e o rendimento escolar de adolescentes de escolas pú­blicas do município de Farroupilha/RS. Método. Foi aplicada Escala Matutino/Vespertino (M/V) na sala de aula para estudantes de 6° ano ao 9° ano do Ensino Fundamental e foi utilizado o rendimento escolar curricular dos mesmos. Resultados. A amostra constituiu 478 alunos de cinco escolas públicas do Ensino Fundamental (três municipais e duas estaduais), com média de idade de 12,52; 60% dos alunos eram matutinos e 40% eram vespertinos. Os matutinos que estudavam no turno da manhã apresentaram nota superior aos matutinos que estu­davam no turno da tarde em quatro disciplinas, e os vespertinos que estudavam no turno da manhã apresentaram nota superiores em duas das nove disciplinas comparados com os que estudavam no turno da tarde. Conclusão. Os alunos matutinos que estudavam no turno da manhã apresentaram um rendimento escolar superior que os matu­tinos do turno da tarde, como também os vespertinos em ambos os turnos.

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Publicado

2013-06-30

Como Citar

Finimundi, M., Rico, E. P., & Souza, D. O. (2013). Relação Entre Ritmo Circadiano, Turno e Rendimento Escolar de Alunos do Ensino Fundamental. Revista Neurociências, 21(2), 175–183. https://doi.org/10.34024/rnc.2013.v21.8179

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2019-02-24
Publicado: 2013-06-30