Equoterapia no Tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Implicações Pedagógicas

Autores

  • Janaina Rocha Niehues Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (Campus Araranguá), Araranguá-SC; Bolsista voluntária e pesquisadora no NUPEDS Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde.
  • Mariane Rocha Niehues Pedagoga pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC); Especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA); Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC); Membro efetiva do Grupo de Pesquisa em História e Memória da Educação – GRUPEHME, Araranguá-SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2014.v22.8125

Palavras-chave:

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Equoterapia, Fisioterapia

Resumo

Objetivo. Este estudo tem como finalidade discutir o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e verificar a atuaçãoda Equo­terapia nestes pacientes no ambiente escolar. Método. Trata-se de uma revisão bibliográfica baseada na literatura especializada através de consultas de artigos científicos por meio de pesquisas no Pubmed, SciELO e LILACS. Resultados. Entende-se por TDAH uma doen­ça neuropsiquiátrica que resulta em distúrbios comportamentais, se revela por meio de sinais de hiperatividade, distúrbios de atenção ou concentração, impulsividade e agitação, que se manifesta em, no míni­mo, dois ambientes. Atinge cerca de 7% das crianças, principalmente do sexo masculino. Apresentam inúmeras comorbidades, sendo con­siderado um problema de saúde pública. A Equoterapia é um méto­do terapêutico que utiliza o cavalo como recurso cinesioterapêutico, fazendo uso do movimento tridimensional e do passo para a reabi­litação. Conclusão. A equoterapia age como facilitadora da prática pedagógica, pois tem se observado que a mesma diminui a ansiedade, aumenta a concentração e atenção, incute normas e limites imprescin­díveis no ambiente escolar.

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Publicado

2014-03-31

Como Citar

Niehues, J. R., & Niehues, M. R. (2014). Equoterapia no Tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): Implicações Pedagógicas. Revista Neurociências, 22(1), 121–126. https://doi.org/10.34024/rnc.2014.v22.8125

Edição

Seção

Revisão de Literatura
Recebido: 2019-02-16
Publicado: 2014-03-31

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