Cochilos reduzem a atividade motora de crianças de 4-5 anos que frequentam creches em período integral

Autores

  • Eduardo Furtado Magalhães Bacharel em Educação Física, Mestre em Fisiologia pela Universidade Federal do Paraná. Curitiba-PR, Brasil. 6.Fisioterapeuta, Doutora, Professora Titular do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2014.v22.8095

Palavras-chave:

Crianças, Educação infantil, Cochilos, Atividade motora, Actigrafia

Resumo

Objetivo. Determinar a relação entre os cochilos após o almoço e a atividade motora no período da tarde em crianças do ensino infantil. Método. Participaram do estudo, 42 crianças saudáveis com idade entre 4 e 5 anos de dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da cidade de Curitiba, Paraná. Em um deles (CMEI I), as crianças tinham a opção de cochilar ou não após o almoço enquanto no outro (CMEI II), todas as crianças eram estimuladas a cochilar. Cada participante usou um actígrafo por sete dias e sete noites para que seu ciclo vigília/sono e sua atividade motora no período da tarde fossem objetivamente mensurados. A fim de se comparar a atividade motora média das crianças após cochilarem ou não, todos os partici­pantes foram mantidos acordados após o almoço em ao menos um dos dias da semana. Resultados. A atividade motora média das crianças correlacionou-se negativamente com a média de duração de seus co­chilos (r=-0,46; p<0,05). A atividade motora média após as crianças cochilarem foi menor do que após ficarem acordadas no CMEI II (t=-2,33; p<0,03) mas não no CMEI I (t=0,96; p=0,35). Conclusão. Cochilos após o almoço diminuem a atividade motora de crianças de 4-5 anos de idade que frequentam Centros de Educação Infantil em período integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Wang Y, Lobstein T. Worldwide trends in childhood overweight and obesity. Int J Pediatr Obes 2006;1:11-25.

Vale SMCG, Santos RMR, Miranda LMCS, Moreira CMM, Ruiz JR. Objectively measured physical activity and body mass index in preschool children. Int J Pediatr 2010;2010:1-6. ID 479439. http://dx.doi.org/10.1155/2010/479439

Zuvekas SH, Vitiello B. Stimulant Medication Use in Children: A 12-Year Perspective. Am J Psychiatry 2012;169:160-6. http://dx.doi.org/10.1176/appi.ajp.2011.11030387

Connor DF. Preschool Attention Deficit Hyperactivity Disorder: A Review of Prevalence, Diagnosis, Neurobiology, and Stimulant Treatment. J Dev Behav Pediatr 2002;23:S1-9.

Oliver M, Schofield GM, Kolt GS. Physical activity in preschoolers: understanding prevalence and measurement issues. Sports Med 2007;37:1045-70.

Finn K, Johansen N, Specker B. Factors associated with physical activity in preschool children. J Pediatr 2002;140:81-5. http://dx.doi.org/10.1067/mpd.2002.1206937. Copeland KA. Physical activity in child-care centers: do teachers hold the

key to the playground? Health Educ Res 2012;27:81-100. http://dx.doi.org/10.1093/her/cyr038

Eiholzer U, Meinhardt U, Rousson V, Petrò R, Schlumpf M, Fusch G, et al. Association between short sleeping hours and physical activity in boys playing ice hockey. J Pediatr 2008;153:640-5. http://dx.doi.org/10.1016/j.jpeds.2008.05.015.

Paavonen EJ. Short sleep duration and behavioral symptoms of Attention- -Deficit/Hyperactivity Disorder in healthy 7- to 8-Year-Old Children. Pediatrics 2009;123:857-64. http://dx.doi.org/10.1542/peds.2008-2164.

Touchette E, Côté SM, Petit D, Liu X, Boivin M, Falissard B, et al. Short nighttime sleep-duration and hyperactivity trajectories in early childhood. Pediatrics 2009;124:985-93. http://dx.doi.org/10.1542/peds.2008.2005

Fallone G, Acebo C, Arnedt JT, Seifer R, Carskadon R. Effects of acute sleep restriction on behavior, sustained attention and response inhibition in children. Percept Motor Skills 2001;93:213-29. http://dx.doi.org/10.2466/pms.2001.93.1.213

Meijer AM. Chronic sleep reduction, functioning at school and school achievement in preadolescents. J Sleep Res 2008;17:395-405. http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2869.2008.00677.x

Walker MP. Issues surrounding sleep-dependent memory consolidation and plasticity. Cell Mol Life Sci 2004;61:3009-15. http://dx.doi.org/10.1007/s00018-004-4351-1

Walker MP, Stickgold R. It’s Practice, with Sleep, that Makes Perfect: Implications of Sleep-Dependent Learning and Plasticity for Skill Performance. Clin Sport Med 2005;24:301-17. http://dx.doi.org/10.1016/j.csm.2004.11.002

Taki Y, Hashizume H, Thyreau B, Sassa Y, Takeuchi H, Wu K, et al. Sleep duration during weekdays affects hippocampal gray matter volume in healthy children. NeuroImage 2012;60:471-5. http://dx.doi.org/10.1016/j.neuroimage.2011.11.072.

Hopfe HD. Growth and development of children with a special focus on sleep. Prog Biophys Mol Biol 2011;107:333-8. http://dx.doi.org/10.1016/j.pbiomolbio.2011.08.014

Ward TM, Gay C, Anders TF, Alkon A, Lee KA. Sleep and napping patterns in 3-to-5-year-old children attending full-day childcare centers. J Pediatr Psychol 2008;33:666-72. http://dx.doi.org/10.1093/jpepsy/jsm102

Hupbach A, Gomez RL, Bootzin RR, Nadel L. Nap-dependent learning in infants. Dev Sci 2009;12:1007-12. http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-7687.2009.00837.x

Lam JC, Mahone EM, Mason TBA, Scharf SM. The effects of napping on cognitive function in preschoolers. J Dev Behav Pediatr 2011;32:90-7. http://dx.doi.org/10.1097/DBP.0b013e318207ecc7

Sadeh A, Sharkey KM and Carskadon MA. Activity-based sleep-wake identification: an empirical test of methodological issues. Sleep 1994;17:201-7.

The WHO Child Growth Standards (internet address). United Nations: WHO (update 2011; accessed 09/2011). Available in http://www.who.int/childgrowth/en/

Pate RR, Pfeiffer KA, Trost SG, Ziegler P, Dowda M. Physical activity among children attending preschools. Pediatrics 2004;114:1258-63. http://dx.doi.org/10.1542/peds.2003-1088-L

Tucker P. The physical activity levels of preschool-aged children: A systematic review. Early Child Res Q 2008;23:547-58. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecresq.2008.08.005

Hinkley T, Crawford D, Salmon J, Okely AD, Hesketh K. Preschool Children and Physical Activity; A Review of Correlates. Am J Prev Med 2008;34:435-41. http://dx.doi.org/10.1016/j.amepre.2008.02.001

Katsaras ESM, Freeddson PS, Fulton JE, Sherry B. The association between an objective measure of physical activity and weight status in preschoolers.Obes 2007;15:686-94. http://dx.doi.org/10.1038/oby.2007.571

Tietzel AJ, Lack LC. The recuperative value of brief and ultrabrief naps on alertness and cognitive performance. J Sleep Res 2002;11:213-8. http://dx.doi.org/10.1046/j.1365-2869.2002.00299.x

Tietzel AJ, Lack LC. The short-term benefits of brief and long naps following nocturnal sleep restriction. Sleep 2001;24:293-300.

Milner CE, Cote KA. Benefits of napping in healthy adults: impact of nap length, time of day, age, and experience with napping. J Sleep Res 2008;18:272-81. http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2869.2008.00718.x.

Hayashi M, Ito S, Hori T. The effects of a 20-min nap at noon on sleepiness, performance and EEG activity. Int J Psychophysiol 1999;32:173-80. http://dx.doi.org/10.1016/S0167-8760(99)00009-4

Hayashi M, Watanabe M, Hori T. The effects of a 20 min nap in the mid-afternoon on mood, performance and EEG activity. Clin Neurophysiol 1999;110:272-9. http://dx.doi.org/10.1016/S1388-2457(98)00003-0

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Magalhães, E. F. (2014). Cochilos reduzem a atividade motora de crianças de 4-5 anos que frequentam creches em período integral. Revista Neurociências, 22(2), 256–264. https://doi.org/10.34024/rnc.2014.v22.8095

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2019-02-16
Publicado: 2014-06-30