Escolaridade, idade e perdas cognitivas de idosas residentes em instituições de longa permanência

Autores

  • Bruno Ricarth Domiciano Graduando em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza- CE, Brasil.
  • Darling Kescia Araújo Peixoto Braga Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) Fortaleza- CE, Brasil.
  • Paula Negrão da Silva Fisioterapeuta, graduada pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Fortaleza- CE, Brasil.
  • Thiago Brasileiro de Vasconcelos Fisioterapeuta, Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza-CE, Brasil.
  • Raimunda Hermelinda Maia Macena Enfermeira, Doutora, Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza-CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2014.v22.8079

Palavras-chave:

Idoso, Cognição, Institucionalização

Resumo

Objetivo. Analisar a relação entre idade, escolaridade e potenciais perdas cognitivas em idosas residentes em instituições de longa per­manência para idosos (ILPIs). Método. Estudo transversal, descritivo e quantitativo realizado com 24 idosas residentes em duas ILPIs na cidade de Fortaleza/CE, utilizando o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM). Amostra foi dividida em três faixas etárias (65-69, 70-79 e 80-90 anos) e três níveis educacionais (analfabetas, baixo nível escolar e médio/alto nível escolar). Resultados. A pontuação média geral no MEEM das idosas foi de 19,2±6,8 escores [mín=8 e máx=30]. Con­siderando apenas a idade, a menor média no MEEM foi do grupo de 80-90 anos (16,9±6,9) e a maior no grupo de 70-79 anos (21,7±6,9). O grupo de idosas analfabetas (14±6,3) apresentou a menor média e as idosas com nível escolar médio/alto (23,6±6,7) apresentaram as maiores médias de escores. Na análise combinada das variáveis, cons­tatou-se menor pontuação média no grupo de idosas analfabetas com idade entre 80-90 anos (13,5±6,2) e maior média nas idosas com es­colaridade média/alta e idade de 70-79 anos (26,5±4,9). Conclusão. Escolaridade e idade influenciam no desempenho do MEEM.

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Publicado

2014-09-30

Como Citar

Domiciano, B. R., Braga, D. K. A. P., Silva, P. N. da, Vasconcelos, T. B. de, & Macena, R. H. M. (2014). Escolaridade, idade e perdas cognitivas de idosas residentes em instituições de longa permanência. Revista Neurociências, 22(3), 330–336. https://doi.org/10.34024/rnc.2014.v22.8079

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2019-02-18
Publicado: 2014-09-30

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