Uso da realidade virtual no tratamento fisioterapêutico de indivíduos com Síndrome de Down

Autores

  • Bruna Cavalcanti de Carvalho Mello Fisioterapeuta pela Faculdade Estácio do Recife, Recife-PE, Brasil.
  • Tayse Figueiredo Ramalho Fisioterapeuta da Faculdade Estácio do Recife, Recife-PE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2015.v23.8057

Palavras-chave:

Terapia de Exposição à Realidade Virtual, Modalidades de Fisioterapia, Criança, Adolescente, Síndrome de Down

Resumo

Introdução. A Síndrome de Down (SD) é uma anormalidade genéti­ca que tem como achado mais frequente a hipotonia muscular gene­ralizada e como consequência alterações de equilíbrio dinâmico e de controle postural. A fisioterapia deve atuar precocemente, entretanto, o longo tempo necessário e a pouca motivação gerada pelos métodos tradicionais são apontados como motivo de abandono terapêutico. A Realidade Virtual (RV) surge como instrumento que adiciona um ob­jeto lúdico à terapia e favorece a participação ativa do paciente durante o tratamento. Objetivo. Verificar o que consta na literatura a respeito do uso da RV como auxiliar no tratamento de crianças e adolescen­tes com SD. Método. O presente estudo consistiu em uma revisão de literatura sobre o uso da RV em crianças e adolescentes com SD, realizada entre os meses de junho e setembro de 2013 nas bases de dados eletrônicas Medline, Lilacs, PEDro, Scielo e Google Scholar. Resultado. Foram encontradas 4 publicações que se enquadravam nos critérios de inclusão estabelecidos e todas apresentaram benefícios sig­nificativos do uso da RV nas alterações sensório-motoras em crianças e adolescentes com SD. Conclusão. Foi possível sugerir que a RV é apontada como uma importante ferramenta coadjuvante no trata­mento fisioterapêutico em crianças e adolescentes com SD.

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Publicado

2015-03-31

Como Citar

Mello, B. C. de C., & Ramalho, T. F. (2015). Uso da realidade virtual no tratamento fisioterapêutico de indivíduos com Síndrome de Down. Revista Neurociências, 23(1), 143–149. https://doi.org/10.34024/rnc.2015.v23.8057

Edição

Seção

Revisão de Literatura
Recebido: 2019-02-07
Publicado: 2015-03-31