Efeitos da dupla tarefa com demanda motora e demanda cognitiva na marcha de sujeitos hemiparéticos pós AVC

  • Jessica Marques da Silva Graduanda do Curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas – UCPel, Pelotas-RS, Brasil.
  • Helena Kabke Hasse Graduanda do Curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas – UCPel, Pelotas-RS, Brasil.
  • Shadia Mussa Yussef Fisioterapeuta, Mestre em Aprendizagem Motora pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas-RS, Brasil.
  • Elisa Lettnin Kaminski Fisioterapeuta, Doutoranda, Professora Auxiliar do Curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas – UCPel, Pelotas-RS, Brasil.
Palavras-chave: Acidente Vascular Cerebral, Paresia, Marcha, Atividade Motora, Cognição

Resumo

Verificar qual tipo de dupla tarefa, a de demanda cogni­tiva ou motora, causa maior alteração no número de passos e/ou na velocidade da marcha em sujeitos hemiparéticos pós Acidente Vas­cular Cerebral (AVC). Método. Trata-se de um estudo experimen­tal observacional transversal. A amostra foi composta por 17 sujeitos com AVC, os quais foram comparados a outros 17 sujeitos sem lesão neurológica. Posteriormente, foi realizada a avaliação do número de passos e da velocidade da marcha de forma auto-selecionada pelo su­jeito em um percurso de 10 metros, sendo estas variáveis analisadas durante a realização da marcha simples, marcha com demanda cogni­tiva e marcha com demanda motora. Resultados. Foi observado que os sujeitos pós-AVC aumentaram o número de passos apenas na dupla tarefa com atividade motora (p=0,01). E ocorreu diminuição da velo­cidade da marcha nestes sujeitos somente durante a dupla tarefa com demanda cognitiva (p=0,01). Conclusão. A execução da dupla tarefa com demanda motora interfere na marcha dos sujeitos hemiparéticos pós-AVC, causando aumento no número de passos. Paralelamente, a implementação de demanda cognitiva também altera a marcha destes sujeitos causando redução na velocidade da mesma.

Métricas

Carregando métricas...

Referências

.

Publicado
2015-03-31
Como Citar
Silva, J. M. da, Hasse, H. K., Yussef, S. M., & Kaminski, E. L. (2015). Efeitos da dupla tarefa com demanda motora e demanda cognitiva na marcha de sujeitos hemiparéticos pós AVC. Revista Neurociências, 23(1), 48-54. https://doi.org/10.34024/rnc.2015.v23.8042
Seção
Artigos Originais