Comparação da avaliação neuromotora em pré-escolares de instituição pública e privada
DOI:
https://doi.org/10.4181/RNC.2015.23.02.1013.7pPalavras-chave:
Criança, Desempenho Psicomotor, SensibilidadeResumo
Objetivo. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o desenvolvimento neuromotor em crianças de três a seis anos, de uma Escola Privada e de uma Creche. Método. Foram avaliadas 80 crianças, sendo 40 crianças de cada instituição. Foi aplicado um protocolo de avaliação baseado no Exame Neurológico Evolutivo do autor Lefèvre, que avaliou o Equilíbrio, Coordenação, Persistência Motora e Sensibilidade. Resultados. Aos três anos, pôde-se observar que o equilíbrio estático teve pontuação máxima entre as escolas avaliadas. Quanto ao equilíbrio dinâmico e coordenação apendicular, mais crianças da escola privada apresentaram pontuação máxima, com diferença significante entre as escolas. Aos quatro anos, todas as avaliações mostraram maiores pontuações em crianças de escola privada, porém, apenas a coordenação apendicular e a persistência motora mostraram diferença significante entre as escolas. Aos cinco anos, não foi possível observar diferença significante entre as escolas. Aos seis anos, apenas a avaliação de equilíbrio dinâmico mostrou diferença significante entre grupos, sendo que as crianças de creche apresentaram maior pontuação. Conclusão. Conclui-se que não houve diferença significante na comparação do desenvolvimento neuromotor nas pontuações globais da avaliação. Apenas observou-se diferenças significantes em algumas habilidades avaliadas o que não apontou prejuízos no desenvolvimento dos grupos de crianças avaliadas.
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Publicado: 2015-06-30