Comparação da avaliação neuromotora em pré-escolares de instituição pública e privada

Autores

  • Tereza Cristina Carbonari de Faria Fisioterapeuta, Doutora, Professora Adjunta da UNIFAL, Alfenas-MG, Brasil.
  • Ligia de Sousa Sousa Fisioterapeuta, Doutora, Professora Adjunta da UNIFAL, Alfenas-MG, Brasil.
  • Josie Resende Torres da Silva Fisioterapeuta, Doutora, Professora Adjunta da UNIFAL, Alfenas-MG, Brasil.
  • Juliana Bassalobre Carvalho Borges Fisioterapeuta, Doutora, Professora Adjunta da UNIFAL, Alfenas-MG, Brasil.
  • Julia Risso Parisi Fisioterapeuta, Mestranda do programa de Pós Graduação em Biociências da UNIFAL, Alfenas-MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.4181/RNC.2015.23.02.1013.7p

Palavras-chave:

Criança, Desempenho Psicomotor, Sensibilidade

Resumo

Objetivo. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o desenvolvimento neuromotor em crianças de três a seis anos, de uma Escola Privada e de uma Creche. Método. Foram avaliadas 80 crianças, sendo 40 crianças de cada instituição. Foi aplicado um protocolo de avaliação basea­do no Exame Neurológico Evolutivo do autor Lefèvre, que avaliou o Equilíbrio, Coordenação, Persistência Motora e Sensibilidade. Resul­tados. Aos três anos, pôde-se observar que o equilíbrio estático teve pontuação máxima entre as escolas avaliadas. Quanto ao equilíbrio dinâmico e coordenação apendicular, mais crianças da escola privada apresentaram pontuação máxima, com diferença significante entre as escolas. Aos quatro anos, todas as avaliações mostraram maiores pon­tuações em crianças de escola privada, porém, apenas a coordenação apendicular e a persistência motora mostraram diferença significante entre as escolas. Aos cinco anos, não foi possível observar diferença significante entre as escolas. Aos seis anos, apenas a avaliação de equi­líbrio dinâmico mostrou diferença significante entre grupos, sendo que as crianças de creche apresentaram maior pontuação. Conclusão. Conclui-se que não houve diferença significante na comparação do desenvolvimento neuromotor nas pontuações globais da avaliação. Apenas observou-se diferenças significantes em algumas habilidades avaliadas o que não apontou prejuízos no desenvolvimento dos grupos de crianças avaliadas.

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

Faria, T. C. C. de, Sousa, L. de S., Silva, J. R. T. da, Borges, J. B. C., & Parisi, J. R. (2015). Comparação da avaliação neuromotora em pré-escolares de instituição pública e privada. Revista Neurociências, 23(2), 248–254. https://doi.org/10.4181/RNC.2015.23.02.1013.7p

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2019-02-08
Publicado: 2015-06-30

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