Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação:

uma discussão das bases neurais

  • Juliana B Goulardins Fisioterapeuta, Mestre, Laboratório de Comportamento Motor, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil. 2.Educadora Física, Mestre, Laboratório de Comportamento Motor
  • Roseane O Nascimento Educadora Física, Mestre, Laboratório de Comportamento Motor, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. São Paulo-SP, Brasil.
  • Flávia AO Aquino Fisioterapeuta, Especialista em Aprendizagem, Desenvolvimento e Controle Motor. Laboratório de Comportamento Motor, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. São Paulo-SP, Brasil.
  • Ludinalva O Mendes Educadora Física, Laboratório de Comportamento Motor
  • Erasmo B Casella Médico, Professor Livre-Docente, Chefe da Unidade de Neuropediatria do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. São Paulo-SP, Brasil.
  • Renata H Hasue Fisioterapeuta, Doutora, Professora do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. São Paulo- -SP, Brasil.
  • Jorge A Oliveira Educador Físico, Professor Livre-Docente da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. São Paulo-SP, Brasil.
Palavras-chave: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, Destreza Motora, Atenção

Resumo

Objetivo. Discutir os mecanismos neurais envolvidos no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e no Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) em crianças. Embora os problemas motores ocorram em 30-50% das crianças com TDAH, suas causas ainda não estão claras. Método. Foi realizada pesquisa bi­bliográfica nas bases de dados PubMed e Scielo, entre os anos de 2000 e 2015, utilizando os descritores “ADHD”, “DCD”, “comorbidity”, “motor skills”, “attention”, “executive functioning”, “neural basis” e suas combinações. A seleção de 72 artigos considerou aqueles mais relevantes de acordo com a abrangência do tema proposto, de forma não sistemática. Resultados. O envolvimento dos gânglios basais e do córtex pré-frontal verificado nos indivíduos com TDAH pode refletir dificuldades de planejamento motor e organização dos movimentos antes do seu início, enquanto que alterações parietais encontradas em crianças com TDC podem estar relacionadas não apenas à preparação, mas principalmente à execução do ato motor. Conclusões. A sobre­posição entre o TDAH e TDC pode implicar um substrato neurobio­lógico comum para ambos os transtornos. Porém, não está claro até o momento quais dificuldades motoras e atencionais são intrínsecas a cada transtorno, devido a não identificação do TDC em muitas amos­tras com TDAH e vice-versa.

Métricas

Carregando métricas...

Referências

.

Publicado
2015-12-31
Como Citar
Goulardins, J. B., Nascimento, R. O., Aquino, F. A., Mendes, L. O., Casella, E. B., Hasue, R. H., & Oliveira, J. A. (2015). Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação:. Revista Neurociências, 23(4), 617-624. https://doi.org/10.34024/rnc.2015.v23.7991
Seção
Revisão de Literatura