Esports e funções executivas em jovens adultos: uma revisão narrativa pela ótica da Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2025.v33.20810Palavras-chave:
jogos de vídeo, esportes, saúde digital, capacitação de professores, multimídiaResumo
Introdução. Com a evolução globalizada da humanidade, os jogos eletrônicos tornaram-se um fenômeno competitivo, possivelmente exercendo grande impacto sobre as funções executivas (FE). Objetivo. Investigar, sob a ótica da Educação Física, a influência dos esports nas FE de jovens adultos. Método. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizada entre maio e junho de 2024, utilizando as bases de dados SciELO, LILACS e PubMed. Os termos de busca utilizados foram “esport OR eSport OR e-Sport OR esports OR eSports OR e-Sports” AND “executive functions”, nos idiomas português e inglês, incluindo o período de 2020 a 2025. Para que os artigos se adequassem à temática abordada, as etapas de identificação, triagem e elegibilidade foram aplicadas por apenas um pesquisador. Resultados. Quatro artigos foram selecionados. Desses, dois mensuraram o fenômeno de forma transversal e comparativa, e dois de forma observacional, utilizando medidas repetidas de curto prazo, demonstrando efeitos variáveis sobre as FE, a depender do delineamento e do gênero de jogo analisado em cada estudo. Conclusão. Os esports parecem influenciar as FE de formas distintas, dependendo do estilo de gameplay. O controle inibitório foi o constructo mais impactado, seguido pela memória de trabalho e pela flexibilidade cognitiva.
Métricas
Referências
1.Jenkins H. Fans, Bloggers, and Gamers: Exploring Participatory Culture. New York: NYU Press; 2006; 279p.
2.Muriel D, Crawford G. Video Games as Culture: Considering the Role and Importance of Video Games in Contemporary Society. London: Routledge; 2018; 208p.
3.Prensky M. EMPOWERED! Re-framing ‘Growing Up’ for a New Age. New York: EAI Press; 2022; 272p.
4.Anastácio BS, Savonitti GA, Oliveira MA, Mocarzel RCS. Jogos eletrônicos, e-sports e educação física: aproximações e distanciamentos. Licere 2022;25:459-86. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.39115
5.Diamond A. Executive Functions. Annu Rev Psychol 2013;64:135-68. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-113011-143750
6.Cristofori I, Cohen-Zimerman S, Grafman J. Executive functions. Handbook of Clinical Neurology. Elsevier; 2019; 197-219. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-804281-6.00011-2
7.Koch P, Krenn B. Executive functions in elite athletes – Comparing open-skill and closed-skill sports and considering the role of athletes’ past involvement in both sport categories. Psychol Sport Exe 2021;55:101925. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2021.101925
8.Lai J, Zhang Z, Ni G, Luo Y. The influence of open-skill and closed-skill sports on executive functions: a systematic review. Br J Hosp Med 2024;85:1-16. https://doi.org/10.12968/hmed.2024.0168
9.Colzato LS. DOOM’d to switch: superior cognitive flexibility in players of first person shooter games. Front Psychol 2010;1:8. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2010.00008
10.Valladão SP, Middleton J, Andre TL. Esport: Fortnite Acutely Increases Heart Rate of Young Men. Int J Exerc Sci 2020;13:1217-27. https://doi.org/10.70252/ZXZG4481
11.Kraemer WJ, Caldwell LK, Post EM, Beeler MK, Emerson A, Volek JS, et al. Arousal/Stress Effects of “Overwatch” eSports Game Competition in Collegiate Gamers. J Strength Cond Res 2022;36:2671-5. https://doi.org/10.1519/jsc.0000000000004319
12.Cummings AH. The Evolution of Game Controllers and Control Schemes and their Effect on their games. 2006 https://www.semanticscholar.org/paper/The-Evolution-of-Game-Controllers-and-Control-and-Cummings/76f3d23b46896af6e602ad28436f9ec774a67d7e
13.Newzoo. Free Global Games Market Report 2023 (Internet). NewZoo; 2024 (acessado em: 11/07/2024). Disponível em: https://newzoo.com/resources/trend-reports/newzoo-global-games-market-report-2023-free-version
14.Vieira SF, Gomes MFVB. A geografia da cidade no jogo de simulação cities skylines: um estudo de caso. Caminhos Geo 2023;24:222-35. http://doi.org/10.14393/RCG249466120
15.Baracho AFO, Gripp FJ, Lima MR. Os exergames e a educação física escolar na cultura digital. Rev Bras Ciênc Esp 2012;34:111-26. https://doi.org/10.1590/S0101-32892012000100009
16.Marques LM, Uchida PM, Barbosa SP. The impact of Exergames on emotional experience: a systematic review. Front Public Health 2023;11:1-12. https://doi.org/10.3389/fpubh.2023.1209520
17.Arruda VI, Ramos IA, Campbell CSG. O fenômeno sociobiotecnológico dos esports: uma revisão narrativa pela ótica da Educação Física. Cuad Edu Desar 2025;17:e8874. https://doi.org/10.55905/cuadv17n7-038
18.Tang D, Sum RK wai, Li M, Ma R, Chung P, Ho RW keung. What is esports? A systematic scoping review and concept analysis of esports. Heliyon 2023;9:e23248. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2023.e23248
19.Anderson VA. Development of executive functions through late childhood and adolescence in an Australian sample. Develop Neuropsychol 2001;20:385-406. https://doi.org/10.1207/s15326942dn2001_5
20.Constantino MT, Vasconcellos CHR, Da Costa LP, Mataruna-dos-Santos LJ. Perfil e percepção do uso de jogos eletrônicos por alunos do ensino fundamental: relações com a educação física. Pensar Prat 2015;18:848-63. https://doi.org/10.5216/rpp.v18i4.36492
21.Pozo JI, Cabellos B, Sánchez DL. Do teachers believe that video games can improve learning? Heliyon 2022;8:E09798. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2022.e09798
22.Staiano AE, Calvert SL. Exergames for Physical Education Courses: Physical, Social, and Cognitive Benefits: Exergames for Physical Education Courses. Child Develop Perspec 2011;5:93-8. https://doi.org/10.1111/j.1750-8606.2011.00162.x
23.LI J. Wii or Kinect? A Pilot Study of the Exergame Effects on Older Adults’ Physical Fitness and Psychological Perception. Inter J Environ Res Public Health 2021;18:12939. https://doi.org/10.3390/ijerph182412939
24.Eckardt N, Roden I, Grube D, Schorer J. The Relationship Between Cognition and Sensorimotor Behavior in an F1 Driving Simulation: An Explorative Study. Front Psychol 2020;11:574847. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.574847
25.Sousa A, Ahmad SL, Hassan T, Yuen K, Douris P, Zwibel H, et al. Physiological and Cognitive Functions Following a Discrete Session of Competitive Esports Gaming. Front Psychol 2020;11:1030. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01030
26.Gong D, Ma W, Liu T, Yan Y, Yao D. Electronic-Sports Experience Related to Functional Enhancement in Central Executive and Default Mode Areas. Neural Plast 2019;2019:1940123. https://doi.org/10.1155/2019/1940123
27.Benoit JJ, Roudaia E, Johnson T, Love T, Faubert J. The neuropsychological profile of professional action video game players. Peer J 2020;8:e10211. https://doi.org/10.7717/peerj.10211
28.Valls-Serrano C, De Francisco C, Vélez-Coto M, Caracuel A. Visuospatial working memory and attention control make the difference between experts, regulars and non-players of the videogame League of Legends. Front Hum Neurosci 2022;16:933331. https://doi.org/10.3389/fnhum.2022.933331
29.Brühlmann F, Baumgartner P, Wallner G, Kriglstein S, Mekler ED. Motivational Profiling of League of Legends Players. Front Psychol 2020;11:1307. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01307
30.Macedo T. Querelas esquecidas dos game studies: monopólio e diversidade configuracional nos esports. Galáxia (São Paulo). 2023;48:e58769. https://doi.org/10.1590/1982-2553202358769
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vinicius Ilha de Arruda, Isabela Almeida Ramos, Carmen Silvia Grubert Campbell

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
