Esports e funções executivas em jovens adultos: uma revisão narrativa pela ótica da Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2025.v33.20810

Palavras-chave:

jogos de vídeo, esportes, saúde digital, capacitação de professores, multimídia

Resumo

Introdução. Com a evolução globalizada da humanidade, os jogos eletrônicos tornaram-se um fenômeno competitivo, possivelmente exercendo grande impacto sobre as funções executivas (FE). Objetivo. Investigar, sob a ótica da Educação Física, a influência dos esports nas FE de jovens adultos. Método. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizada entre maio e junho de 2024, utilizando as bases de dados SciELO, LILACS e PubMed. Os termos de busca utilizados foram “esport OR eSport OR e-Sport OR esports OR eSports OR e-Sports” AND “executive functions”, nos idiomas português e inglês, incluindo o período de 2020 a 2025. Para que os artigos se adequassem à temática abordada, as etapas de identificação, triagem e elegibilidade foram aplicadas por apenas um pesquisador. Resultados. Quatro artigos foram selecionados. Desses, dois mensuraram o fenômeno de forma transversal e comparativa, e dois de forma observacional, utilizando medidas repetidas de curto prazo, demonstrando efeitos variáveis sobre as FE, a depender do delineamento e do gênero de jogo analisado em cada estudo. Conclusão. Os esports parecem influenciar as FE de formas distintas, dependendo do estilo de gameplay. O controle inibitório foi o constructo mais impactado, seguido pela memória de trabalho e pela flexibilidade cognitiva.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

1.Jenkins H. Fans, Bloggers, and Gamers: Exploring Participatory Culture. New York: NYU Press; 2006; 279p.

2.Muriel D, Crawford G. Video Games as Culture: Considering the Role and Importance of Video Games in Contemporary Society. London: Routledge; 2018; 208p.

3.Prensky M. EMPOWERED! Re-framing ‘Growing Up’ for a New Age. New York: EAI Press; 2022; 272p.

4.Anastácio BS, Savonitti GA, Oliveira MA, Mocarzel RCS. Jogos eletrônicos, e-sports e educação física: aproximações e distanciamentos. Licere 2022;25:459-86. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.39115

5.Diamond A. Executive Functions. Annu Rev Psychol 2013;64:135-68. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-113011-143750

6.Cristofori I, Cohen-Zimerman S, Grafman J. Executive functions. Handbook of Clinical Neurology. Elsevier; 2019; 197-219. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-804281-6.00011-2

7.Koch P, Krenn B. Executive functions in elite athletes – Comparing open-skill and closed-skill sports and considering the role of athletes’ past involvement in both sport categories. Psychol Sport Exe 2021;55:101925. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2021.101925

8.Lai J, Zhang Z, Ni G, Luo Y. The influence of open-skill and closed-skill sports on executive functions: a systematic review. Br J Hosp Med 2024;85:1-16. https://doi.org/10.12968/hmed.2024.0168

9.Colzato LS. DOOM’d to switch: superior cognitive flexibility in players of first person shooter games. Front Psychol 2010;1:8. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2010.00008

10.Valladão SP, Middleton J, Andre TL. Esport: Fortnite Acutely Increases Heart Rate of Young Men. Int J Exerc Sci 2020;13:1217-27. https://doi.org/10.70252/ZXZG4481

11.Kraemer WJ, Caldwell LK, Post EM, Beeler MK, Emerson A, Volek JS, et al. Arousal/Stress Effects of “Overwatch” eSports Game Competition in Collegiate Gamers. J Strength Cond Res 2022;36:2671-5. https://doi.org/10.1519/jsc.0000000000004319

12.Cummings AH. The Evolution of Game Controllers and Control Schemes and their Effect on their games. 2006 https://www.semanticscholar.org/paper/The-Evolution-of-Game-Controllers-and-Control-and-Cummings/76f3d23b46896af6e602ad28436f9ec774a67d7e

13.Newzoo. Free Global Games Market Report 2023 (Internet). NewZoo; 2024 (acessado em: 11/07/2024). Disponível em: https://newzoo.com/resources/trend-reports/newzoo-global-games-market-report-2023-free-version

14.Vieira SF, Gomes MFVB. A geografia da cidade no jogo de simulação cities skylines: um estudo de caso. Caminhos Geo 2023;24:222-35. http://doi.org/10.14393/RCG249466120

15.Baracho AFO, Gripp FJ, Lima MR. Os exergames e a educação física escolar na cultura digital. Rev Bras Ciênc Esp 2012;34:111-26. https://doi.org/10.1590/S0101-32892012000100009

16.Marques LM, Uchida PM, Barbosa SP. The impact of Exergames on emotional experience: a systematic review. Front Public Health 2023;11:1-12. https://doi.org/10.3389/fpubh.2023.1209520

17.Arruda VI, Ramos IA, Campbell CSG. O fenômeno sociobiotecnológico dos esports: uma revisão narrativa pela ótica da Educação Física. Cuad Edu Desar 2025;17:e8874. https://doi.org/10.55905/cuadv17n7-038

18.Tang D, Sum RK wai, Li M, Ma R, Chung P, Ho RW keung. What is esports? A systematic scoping review and concept analysis of esports. Heliyon 2023;9:e23248. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2023.e23248

19.Anderson VA. Development of executive functions through late childhood and adolescence in an Australian sample. Develop Neuropsychol 2001;20:385-406. https://doi.org/10.1207/s15326942dn2001_5

20.Constantino MT, Vasconcellos CHR, Da Costa LP, Mataruna-dos-Santos LJ. Perfil e percepção do uso de jogos eletrônicos por alunos do ensino fundamental: relações com a educação física. Pensar Prat 2015;18:848-63. https://doi.org/10.5216/rpp.v18i4.36492

21.Pozo JI, Cabellos B, Sánchez DL. Do teachers believe that video games can improve learning? Heliyon 2022;8:E09798. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2022.e09798

22.Staiano AE, Calvert SL. Exergames for Physical Education Courses: Physical, Social, and Cognitive Benefits: Exergames for Physical Education Courses. Child Develop Perspec 2011;5:93-8. https://doi.org/10.1111/j.1750-8606.2011.00162.x

23.LI J. Wii or Kinect? A Pilot Study of the Exergame Effects on Older Adults’ Physical Fitness and Psychological Perception. Inter J Environ Res Public Health 2021;18:12939. https://doi.org/10.3390/ijerph182412939

24.Eckardt N, Roden I, Grube D, Schorer J. The Relationship Between Cognition and Sensorimotor Behavior in an F1 Driving Simulation: An Explorative Study. Front Psychol 2020;11:574847. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.574847

25.Sousa A, Ahmad SL, Hassan T, Yuen K, Douris P, Zwibel H, et al. Physiological and Cognitive Functions Following a Discrete Session of Competitive Esports Gaming. Front Psychol 2020;11:1030. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01030

26.Gong D, Ma W, Liu T, Yan Y, Yao D. Electronic-Sports Experience Related to Functional Enhancement in Central Executive and Default Mode Areas. Neural Plast 2019;2019:1940123. https://doi.org/10.1155/2019/1940123

27.Benoit JJ, Roudaia E, Johnson T, Love T, Faubert J. The neuropsychological profile of professional action video game players. Peer J 2020;8:e10211. https://doi.org/10.7717/peerj.10211

28.Valls-Serrano C, De Francisco C, Vélez-Coto M, Caracuel A. Visuospatial working memory and attention control make the difference between experts, regulars and non-players of the videogame League of Legends. Front Hum Neurosci 2022;16:933331. https://doi.org/10.3389/fnhum.2022.933331

29.Brühlmann F, Baumgartner P, Wallner G, Kriglstein S, Mekler ED. Motivational Profiling of League of Legends Players. Front Psychol 2020;11:1307. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01307

30.Macedo T. Querelas esquecidas dos game studies: monopólio e diversidade configuracional nos esports. Galáxia (São Paulo). 2023;48:e58769. https://doi.org/10.1590/1982-2553202358769

Downloads

Publicado

2025-10-29

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

1.
Ilha de Arruda V, Almeida Ramos I, Grubert Campbell CS. Esports e funções executivas em jovens adultos: uma revisão narrativa pela ótica da Educação Física. Rev Neurocienc [Internet]. 29º de outubro de 2025 [citado 17º de dezembro de 2025];33:1-14. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/20810