Participação social e as barreiras atreladas em crianças com TEA em um município paraibano
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2025.v33.19988Palavras-chave:
Transtorno Do Espectro do Autismo, Participação Social, BarreirasResumo
Objetivos. Avaliar o grau de participação social de crianças com TEA no município de Campina Grande, bem como identificar as possíveis barreiras e facilitadores acerca da participação social no ambiente da casa, escola e comunidade. Método. Foi realizado um estudo descritivo, transversal por meio de uma abordagem quantitativa, realizado no Centro de Atendimento ao Autista com 40 pais e cuidadores de crianças com TEA. Os voluntários foram submetidos a aplicação de um questionário sociodemográfico e a Medida da Participação e do Ambiente – Crianças e Jovens (PEM-CY). Resultados. As crianças/adolescentes mostraram maior participação em casa nas variáveis de “Frequência”, “Envolvimento”, “Desejo de mudança” e o “Número de atividades realizadas”, sendo a média representada por 40,30%. Além disso, a “casa” também apresentou os maiores escores em variáveis de fatores ambientais relacionados à “Ajuda”. Já a escola foi o ambiente com maior pontuação na variável “Recursos do ambiente”, enquanto que a comunidade apresentou escores mais altos na variável “Barreiras”. Conclusão. A participação social de crianças com TEA no município de Campina Grande é limitada devido às barreiras presentes nas comunidades. Além disso, o grau de participação se torna mais expressivo quando é voltado ao ambiente domiciliar e escolar.
Métricas
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Como Citar
Aprovado 2025-03-13
Publicado 2025-04-03
