Participação social e as barreiras atreladas em crianças com TEA em um município paraibano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2025.v33.19988

Palavras-chave:

Transtorno Do Espectro do Autismo, Participação Social, Barreiras

Resumo

Objetivos. Avaliar o grau de participação social de crianças com TEA no município de Campina Grande, bem como identificar as possíveis barreiras e facilitadores acerca da participação social no ambiente da casa, escola e comunidade. Método. Foi realizado um estudo descritivo, transversal por meio de uma abordagem quantitativa, realizado no Centro de Atendimento ao Autista com 40 pais e cuidadores de crianças com TEA. Os voluntários foram submetidos a aplicação de um questionário sociodemográfico e a Medida da Participação e do Ambiente – Crianças e Jovens (PEM-CY). Resultados. As crianças/adolescentes mostraram maior participação em casa nas variáveis de “Frequência”, “Envolvimento”, “Desejo de mudança” e o “Número de atividades realizadas”, sendo a média representada por 40,30%. Além disso, a “casa” também apresentou os maiores escores em variáveis de fatores ambientais relacionados à “Ajuda”. Já a escola foi o ambiente com maior pontuação na variável “Recursos do ambiente”, enquanto que a comunidade apresentou escores mais altos na variável “Barreiras”. Conclusão. A participação social de crianças com TEA no município de Campina Grande é limitada devido às barreiras presentes nas comunidades. Além disso, o grau de participação se torna mais expressivo quando é voltado ao ambiente domiciliar e escolar.

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Publicado

2025-04-03

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Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Mascarenhas Guimarães B, Rocha Rodrigues J, Borges da Costa Neto R, Araújo Braga M, Lima Gomes Alexandrino KA, Lima E de O. Participação social e as barreiras atreladas em crianças com TEA em um município paraibano. Rev Neurocienc [Internet]. 3º de abril de 2025 [citado 13º de dezembro de 2025];33:1-22. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/19988
Recebido 2025-01-22
Aprovado 2025-03-13
Publicado 2025-04-03