Qualidade de sono em estudantes de medicina: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2025.v33.19638

Palavras-chave:

Qualidade de sono, Estudantes de medicina, Dísturbios do sono, cronotipo

Resumo

Introdução. Os distúrbios do sono afetam 40% da população global, com estudantes de medicina sendo especialmente vulneráveis devido ao alto nível de estresse e à carga acadêmica intensa. Esse grupo é propenso à insônia, cujas consequências incluem irritabilidade, fadiga e prejuízos no desempenho cognitivo, resultando em fadiga crônica e comprometimento da função física e mental. Objetivo. Analisar os principais fatores que afetam a qualidade do sono dos estudantes de medicina, destacando as consequências no desempenho acadêmico e no bem-estar, por meio de uma revisão integrativa da literatura. Método. A pesquisa utilizou uma revisão integrativa da literatura com dados coletados de bases como PubMed e ScienceDirect. Foram selecionados artigos publicados entre 2014 e 2024, utilizando descritores como "qualidade do sono", "estudantes de medicina", "distúrbios do sono" e "desempenho acadêmico". Após a triagem, 15 estudos foram incluídos na análise. Resultados. Os estudos revisados indicam que a alta carga acadêmica e a desregulação entre o cronotipo dos estudantes e os horários acadêmicos contribuem para a má qualidade do sono, especialmente a insônia. As consequências incluem comprometimento no desempenho cognitivo e aumento nos níveis de estresse. Conclusão.
Este artigo destaca a relação entre estresse, cronotipo e a qualidade do sono em estudantes de medicina, apontando que a privação de sono compromete o desempenho acadêmico e o bem-estar. Intervenções eficazes são necessárias para mitigar esses efeitos e promover uma melhor qualidade de vida entre os estudantes.

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Publicado

2025-05-09

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

1.
Mateus AO, Freitas CTA de, Moreira MIS, Santos MS. Qualidade de sono em estudantes de medicina: uma revisão integrativa. Rev Neurocienc [Internet]. 9º de maio de 2025 [citado 14º de dezembro de 2025];33:1-16. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/19638
Recebido 2024-10-24
Aprovado 2025-04-22
Publicado 2025-05-09