Qualidade de sono em estudantes de medicina: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2025.v33.19638Palavras-chave:
Qualidade de sono, Estudantes de medicina, Dísturbios do sono, cronotipoResumo
Introdução. Os distúrbios do sono afetam 40% da população global, com estudantes de medicina sendo especialmente vulneráveis devido ao alto nível de estresse e à carga acadêmica intensa. Esse grupo é propenso à insônia, cujas consequências incluem irritabilidade, fadiga e prejuízos no desempenho cognitivo, resultando em fadiga crônica e comprometimento da função física e mental. Objetivo. Analisar os principais fatores que afetam a qualidade do sono dos estudantes de medicina, destacando as consequências no desempenho acadêmico e no bem-estar, por meio de uma revisão integrativa da literatura. Método. A pesquisa utilizou uma revisão integrativa da literatura com dados coletados de bases como PubMed e ScienceDirect. Foram selecionados artigos publicados entre 2014 e 2024, utilizando descritores como "qualidade do sono", "estudantes de medicina", "distúrbios do sono" e "desempenho acadêmico". Após a triagem, 15 estudos foram incluídos na análise. Resultados. Os estudos revisados indicam que a alta carga acadêmica e a desregulação entre o cronotipo dos estudantes e os horários acadêmicos contribuem para a má qualidade do sono, especialmente a insônia. As consequências incluem comprometimento no desempenho cognitivo e aumento nos níveis de estresse. Conclusão.
Este artigo destaca a relação entre estresse, cronotipo e a qualidade do sono em estudantes de medicina, apontando que a privação de sono compromete o desempenho acadêmico e o bem-estar. Intervenções eficazes são necessárias para mitigar esses efeitos e promover uma melhor qualidade de vida entre os estudantes.
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Aprovado 2025-04-22
Publicado 2025-05-09
