Superimitação: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2025.v33.19637Palavras-chave:
superimitação, funções executivas, cognição social, resolução de problemasResumo
Introdução. Este estudo investiga a superimitação sob uma perspectiva neuropsicológica e social, buscando compreender se esse comportamento está associado às funções executivas ou se configura predominantemente como um fenômeno social. A superimitação é caracterizada pela tendência de copiar tanto etapas relevantes quanto irrelevantes na solução de uma tarefa, mesmo quando o indivíduo consegue reconhecer a irrelevância de certas ações. Embora a resolução de problemas esteja associada ao córtex pré-frontal e ao desenvolvimento das funções executivas, nossos achados indicam que não há correlação significante entre esses construtos e a superimitação. Método. Revisão sistemática e meta-análise, seguindo as diretrizes PRISMA, envolvendo 13 estudos publicados entre 2020 e 2022. As amostras incluíram crianças e adultos, possibilitando comparações entre grupos etários e culturais. Resultados. A idade não foi um preditor significante para o comportamento de superimitação, indicando que ele se mantém consistente ao longo das faixas etárias. Isso sugere que a superimitação é mais bem compreendida como uma estratégia de interação social voltada para a coesão e manutenção de grupos, em vez de uma função cognitiva orientada à eficiência na resolução de problemas. Conclusão. Propomos que esse comportamento reflete habilidades sociais essenciais, especialmente em contextos de aprendizagem mediada, onde a reprodução de comportamentos irrelevantes pode ser uma estratégia adaptativa. Os achados oferecem novas perspectivas para o entendimento do comportamento social e abrem caminho para investigações futuras sobre seu impacto na educação e na dinâmica cultural.
Métricas
Referências
Horner V, Whiten A. Causal knowledge and imitation/emulation switching in chimpanzees (Pan troglodytes) and children (Homo sapiens). Anim Cogn 2005;8:164-81. https://doi.org/10.1007/s10071-004-0239-6
Lyons DE, Keil FC, Young AG. The hidden structure of overimitation. Proc Natl Acad Sci USA 2007;104:19751-6. https://doi.org/10.1073/pnas.0704452104
McGuigan N. The role of transmission biases in the cultural diffusion of irrelevant actions. J Comp Psychol 2012;126:150-60. https://doi.org/10.1037/a0025525
McGuigan N. The influence of model status on the tendency of young children to overimitate. J Exp Child Psychol 2013;116:962-69. https://doi.org/10.1016/j.jecp.2013.05.004
Nielsen M. Copying actions and copying outcomes: Social learning through the second year. Dev Psychol 2006;42:555-65. https://doi.org/10.1037/0012-1649.42.3.555
Nielsen M, Blanck C. Imitation in young children: When who gets copied is more important than what gets copied. Dev Psychol 2011;47:1050-3. https://doi.org/10.1037/a0023866
Bonelli RM, Cummings JL. Frontal-subcortical circuitry and behavior. Dialogues Clin Neurosci 2007;9:141-51. https://doi.org/10.31887/DCNS.2007.9.2/rbonelli
Powell KB, Voeller KK. Prefrontal executive function syndromes in children. J Child Neurol 2004;19:785-97. https://doi.org/10.1177/08830738040190100801
Kandel ER, Hudspeth AJ, Jessel TM, Schwartz J, Siegelbaum SA. Princípios de Neurociências. Porto Alegre: AMGH; 2014.
Lezak MD, Howieson DB, Loring DW, Fischer JS. Neuropsychological Assessment. 4th ed. New York: Oxford University Press; 2004.
Oliver D, Tachtsidis I, Hamilton AFC. The role of parietal cortex in overimitation: A study with fNIRS. Soc Neurosci 2018;13:214-25. https://doi.org/10.1080/17470919.2017.1285812
Laland K, Hoppitt W. Do animals have culture? Evol Anthropol 2003;12:150-9. https://doi.org/10.1002/evan.10111
Nowak MA. Five rules for the evolution of cooperation. Science 2006;314:1560-3. https://doi.org/10.1126/science.1133755
Del Prette A, Del Prette ZAP. Competência Social e Habilidades Sociais: Manual Teórico-prático. Petrópolis: Vozes; 2017.
Stengelin R, Schleihauf H, Seidl A, Böckler-Raettig A. Spreading the game: An experimental study on the link between children's overimitation and their adoption, transmission, and modification of conventional information. J Exp Child Psychol 2022;213:105271. https://doi.org/10.1016/j.jecp.2021.105271
Papa A, Cristea M, McGuigan N, Tamariz M. Effects of verbal instruction vs. modelling on imitation and overimitation. Humanit Soc Sci Commun 2021;8:239. https://doi.org/10.1057/s41599-021-00925-4
Schleihauf H, Hoehl S. Evidence for a dual-process account of over-imitation: Children imitate anti- and prosocial models equally, but prefer prosocial models once they become aware of multiple solutions to a task. PLoS One 2021;16:e0256614. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0256614
Frick A, Schleihauf H, Satchell LP, Gruber T. Carry-over effects of tool functionality and previous unsuccessfulness increase overimitation in children. R Soc Open Sci 2021;8:201373. https://doi.org/10.1098/rsos.201373
Taniguchi Y, Sanefuji W. Irrelevant actions, goal demotion and explicit instruction: A study of overimitation. Infant Child Dev 2021;30:e2227. https://doi.org/10.1002/icd.2227
Speidel R, Zimmermann L, Green L, Brito NH, Subiaul F, Barr R. Optimizing imitation: Examining cognitive factors leading to imitation, overimitation, and goal emulation in preschoolers. J Exp Child Psychol 2021;203:105036. https://doi.org/10.1016/j.jecp.2020.105036
Stengelin R, Golubovic A, Toppe T, Over H, Haun DBM. Priming third-party ostracism does not lead to increased affiliation in three Serbian communities. J Exp Child Psychol 2021;203:105019. https://doi.org/10.1016/j.jecp.2020.105019
Stengelin R, Hepach R, Haun D. Cultural variation in young children's social motivation for peer collaboration and its relation to the ontogeny of Theory of Mind. PLoS One 2020;15:e0242071. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0242071
Kline MA, Gervais MM, Moya C, Boyd RT. Irrelevant-action imitation is short-term and contextual: Evidence from two under-studied populations. Dev Sci 2020;23:e12903. https://doi.org/10.1111/desc.12903
Wang Z, Zhu X, Fong FTK, Meng J, Wang H. Overimitation of children with cochlear implants or hearing aids in comparison with children with normal hearing. Inf Young Child 2020;33:118. https://doi.org/10.1097/IYC.0000000000000166
Sommer K, Davidson R, Armitage KL, Slaughter V, Wiles J, Nielsen M. Preschool children overimitate robots, but do so less than they overimitate humans. J Exp Child Psychol 2020;191:104702. https://doi.org/10.1016/j.jecp.2019.104702
Krieger AAR, Aschersleben G, Sommerfeld L, Buttelmann D. A model's natural group membership affects over-imitation in 6-year-olds. J Exp Child Psychol 2020;192:104783. https://doi.org/10.1016/j.jecp.2019.104783
Schleihauf H, Hoehl S, Tsvetkova N, König A, Mombaur K, Pauen S. Preschoolers' motivation to over-imitate humans and robots. Child Dev 2021;92:222-38. https://doi.org/10.1111/cdev.13403
Romine CB, Reynolds CR. A model of the development of frontal lobe functioning: Findings from a meta-analysis. Appl Neuropsychol 2005;12:190-8. https://doi.org/10.1207/s15324826an1204_2
Vivanti G, Hocking DR, Fanning P, Dissanayake C. The social nature of overimitation: Insights from autism and Williams syndrome. Cognition 2017;161:10-8. https://doi.org/10.1016/j.cognition.2017.01.008
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cristiano Pedroso, Elaine Cristina Zachi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Como Citar
Aprovado 2025-04-22
Publicado 2025-05-05
