Estimulação elétrica transcraniana associada à realidade virtual no TEA: ensaio clínico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2025.v33.19635

Palavras-chave:

transtorno do espectro autista, reabilitação, realidade virtual, neuromodulação

Resumo

Introdução. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que se caracteriza por déficits na comunicação, interação social e presença de comportamentos repetitivos. A Estimulação Elétrica Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) é uma ferramenta que pode modular a plasticidade neural, resultando em benefícios motores, comportamentais e cognitivos em indivíduos com TEA. A realidade virtual (RV) é um recurso usado na reabilitação que oferece melhoras clínicas de maneira lúdica. Objetivo. Avaliar o efeito da ETCC associada à RV no comportamento não adaptativo de crianças com TEA. Método. Trata-se de um ensaio clínico controlado, randomizado e duplo cego, com a participação de 18 crianças e adolescentes diagnosticados com TEA leve, atendidos no Centro Municipal do Autista em Alfenas-MG. Os participantes foram divididos em dois grupos: o grupo controle, que manteve o tratamento multidisciplinar, e o grupo experimental, que recebeu ETCC associada à RV por 10 sessões. A avaliação foi feita através da Autism Behavior Checklist (ABC), que mede comportamentos não adaptativos em cinco áreas: sensorial, relacionamentos, uso do corpo e objetos, linguagem, habilidades sociais e autocuidado. Resultados. Observou-se redução significativa no escore total da ABC para o grupo experimental após a intervenção com ETCC (p=0,02). Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos nos domínios específicos da ABC. Conclusão. Conclui-se que a ETCC associada à RV pode ser eficaz na redução de comportamentos não adaptativos em crianças e adolescentes com TEA.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Ribeiro N, Marteleto R. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM IV), Associação Psiquiátrica Americana (APA). 5. ed. Porto Alegre: Artmed 2014. https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e90801

Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS. Transtorno do espectro autista (TEA) (internet). (Acessado em: 17/01/2024). Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/transtorno-do-espectro-autista

Griesi KO, Sertié AL. Autism spectrum disorders: an updated guide for genetic counseling. Einstein, São Paulo 2017;15:233-8. https://doi.org/10.1590/S1679-45082017RB4020

Hartmann AC, Oliveira B, Monteiro L, Rufato M, Amaral G. Transtorno do Espectro Autista e a importância do diagnóstico precoce: uma revisão de literatura. Rev Bras Rev Saúde 2023;1:3128-40. https://doi.org/10.34119/bjhrv6n1-244

Griffin Z, Kelsie A, Boulton, Thapa R, Marilena M, Thomas E, et al. Atypical sensory processing features in children with autism, and their relationships with maladaptive behaviors and caregiver strain. Autism Res 2022;15:1120-9. https://doi.org/10.1002/aur.2700

Enav Y, Knudtson M, Antônio Y, James J. Maladaptive behaviors in children with autism and parental hopelessness: The moderating role of parental reflective functioning. Autism Res 2023;16:106-12. https://doi.org/10.1002/aur.2841

Eissa N, Houqani M, Sadeq A, Ojha S, Sasse A, Sadeq B. Current enlightenment about etiology and pharmacological treatment of autism spectrum disorder. Front Neurosci 2018;12:1-26. https://doi.org/10.3389/fnins.2018.00304

Dias R, Rocha M, Costa M, Barros R, Neves O, Viana J, et al. Autismo e comportamentos adaptativos: uma análise da eficácia da aba na melhoria das habilidades sociais e comportamentais. Braz J Implantol Health Sci 2023;5:2896-908. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n5p2896-2908

Barbosa P, Cappelo M, Generoso L, Cardoso E, Silva M, Silva J. Parameters and results of non-invasive neuromodulation in the management of chronic pelvic pain: integrative literature review. BrJP 2023;6:313-9. https://doi.org/10.5935/2595-0118.20230071-en

Zhao H, Qiao L, Dongqiong F, Zhang S, Tudel O, Li Y, et al. Modulation of brain activity with noninvasive transcranial direct current stimulation (TDCS): clinical applications and safety concerns. Front Psychol 2017;8:1-17. https://doi.org/10.3389/fpsyg.00685

Fernandes T, Dias ALA, Santos NA. Estimulação transcraniana por corrente contínua no autismo: uma revisão sistemática. Psicol Teor Prat 2017;19:176-91. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n1p192-207

Faria JWV, Figueiredo EG, Teixeira MJ. Histórico da realidade virtual e seu uso em medicina. Rev Medicina 2014;93:106–14. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v93i3p106-114

Moon J, KE F. Exploring the treatment integrity of virtual reality-based social skills training for children with high-functioning autism. Interact Learn Environ 2021;29:939–53. https://doi.org/10.1080/10494820.2019.1613665

Wiebe A, Kannen K, Selashowski B, Mehren A, Thomé A, Pramme L, et al. Virtual reality in the diagnostic and therapy for mental disorders: A systematic review. Clin Psychol Ver 2022;98:102213. https://doi.org/10.1016/j.cpr.2022.102213

Rapin I, Goldman S. A escala CARS brasileira: uma ferramenta de triagem padronizada para o autismo. J Pediatria 2008;84:473-5. https://doi.org/10.1590/S0021-75572008000700001

Fernandes F, Miilher L. Relações entre a Autistic Behavior Checklist (ABC) e o perfil funcional da comunicação no espectro autístico. Pró-Fono Rev Atualiz Cient 2008;20:111-6. https://doi.org/10.1590/S0104-56872008000200007

Amatachaya A, Auvichayapat N, Patjanasoontorn N, Suphakunpinyo C, Ngernyam N, Aree-uea B, et al. Effect of anodal transcranial direct current stimulation on autism: a randomized double-blind crossover trial. Behav Neurol 2014;2:173073. https://doi.org/10.1155/2014/173073

Zemestani M, Hoseinpanahi O, Salehinejad M, Nitsche M. The impact of prefrontal transcranial direct current stimulation (tDCS) on theory of mind, emotion regulation and emotional-behavioral functions in children 43 with autism disorder: A randomized, sham-controlled, and parallel-group study. Autism Res 2022;15:1985-2003. https://doi.org/10.1002/aur.2803

Oliveira PV. Efeitos da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua sobre os sintomas, habilidades cognitivas e cognição social em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista: Ensaio clínico cruzado, controlado, randomizado e duplo cego (Tese). São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 2021; 124p. https://hdl.handle.net/11600/62955

Downloads

Publicado

2025-03-06

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
de Lima Ferreira EB, Santos Silva E, de Oliveira SE, Moreira SF de C, Silva Santos AT, Reis LM dos. Estimulação elétrica transcraniana associada à realidade virtual no TEA: ensaio clínico. Rev Neurocienc [Internet]. 6º de março de 2025 [citado 13º de dezembro de 2025];33:1-15. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/19635
Recebido 2024-10-22
Aprovado 2025-02-25
Publicado 2025-03-06