Neuromodulação associada a Realidade Virtual em criança com TEA: estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2024.v32.19569Palavras-chave:
realidade virtual, transtorno autístico, Estimulação Transcraniana por Corrente ContínuaResumo
Introdução. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma desordem do desenvolvimento neurológico marcado por dificuldades na comunicação, interação social e comportamentos repetitivos. Os tratamentos convencionais geralmente envolvem abordagens multidisciplinares, como terapias comportamentais e ocupacionais. Há poucos estudos que associam a realidade virtual (RV) em combinação com a Estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) no controle do comportamento, cognição e interação social em indivíduos com TEA. Objetivo. Avaliar os efeitos do ETCC associado à RV nos aspectos desempenho escolar e comportamento não adaptativo em crianças com TEA. Método. Estudo de caso com uma criança de 8 anos com TEA. Aplicou-se Childhood Autism Rating Scale (CARS) e o teste de desempenho escolar para avaliação antes e após a intervenção. A criança foi submetida a 20 sessões de ETCC (1mA; rampa de subida e descida de 30 segundos) associado à RV por 20 minutos. Resultados. Os escores obtidos pela CARS diminuíram de 32 para 30 pontos, indicando uma redução na gravidade dos sintomas do TEA na criança analisada. No teste de desempenho escolar, o desempenho passou de 3,59% para 12,33% após a intervenção, evidenciando um avanço nas habilidades acadêmicas da criança. Conclusão. A ETCC associada à RV demostrou ser uma abordagem promissora, embora tenham sido observados pequenos efeitos no comportamento não adaptativo e no desempenho escolar da criança analisada, é possível sugerir que o tratamento pode complementar as terapias tradicionais. Estudos futuros abrangentes e bem delineados são necessários para confirmar e ampliar esses achados.
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Como Citar
Aprovado 2024-12-18
Publicado 2024-12-26
