Prevalência da Síndrome de Burnout em estudantes do curso de Medicina no Brasil: uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2024.v32.16453Palavras-chave:
Síndrome de Burnout, Estudantes de Medicina, Prevalência, Fatores associados, Bem-estar, Saúde mentalResumo
Introdução. A síndrome de Burnout é prevalente em estudantes de medicina devido à pressão acadêmica. No Brasil, preocupa pela alta prevalência e seus efeitos na saúde mental. Essa questão demanda discussão e análise para abordar seus impactos na população brasileira. Objetivo. Investigar a prevalência da Síndrome de Burnout entre estudantes de medicina no Brasil, analisando diversos estudos recentes. Compreender os fatores associados ao surgimento da SB nessa população. Método. Utilizando a estratégia PCC (População, Conceito e Contexto), realizamos uma revisão de escopo seguindo as diretrizes PRISMA-ScR. Incluímos artigos que abordavam a prevalência de Burnout em estudantes de medicina no Brasil nos últimos 10 anos. A estratégia de busca foi aplicada nas bases de dados MEDLINE/PubMed, Web of Science e Embase, resultando em 8 artigos elegíveis. Resultado. Os estudos selecionados revelaram uma prevalência de Burnout variando de 9,5% a 57,5%, com diferentes fatores associados, como ano do curso, falta de suporte social, pensamentos suicidas e falta de tempo para atividades de lazer. Os resultados apontaram para uma alta prevalência da síndrome, especialmente nos anos clínicos do curso. Na discussão, os autores sugeriram a necessidade de intervenções para promover o bem-estar dos estudantes, enfatizando a importância do suporte socioemocional. Conclusão. A síndrome de Burnout representa um desafio significativo para a saúde mental dos estudantes de medicina brasileiros, exigindo medidas preventivas e estratégias para garantir um ambiente acadêmico saudável e produtivo.
Métricas
Referências
Dias AR, Fernandes SM, Fialho-Silva I, Cerqueira-Silva T, Miranda-Scippa , Galvão-de Almeida A. Burnout syndrome and resilience in medical students from a Brazilian public college in Salvador, Brazil. Trends in Psychiatry and Psychotherapy [Internet]. 2021 Jun 11; Available from: https://doi.org/10.47626/2237-6089-2020-0187
Maso Nassar L, Arevalo JLS, Passador JL. Síndrome de Burnout em estudantes de medicina de uma universidade federal em São Paulo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. 2022 Apr 1;1279–92. Available from: https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.14849
Fontana MCP, Generoso IP, Sizilio A, Bivanco-Lima D. Burnout syndrome, extracurricular activities and social support among Brazilian internship medical students: a cross-sectional analysis. BMC Medical Education. 2020 Mar 18;20(1). Available from: https://doi.org/10.1186/s12909-020-01998-6
Hana Fernandes Tavares H, Rodrigues Soares da Silva H, Melo Miranda IM, de Oliveira Santos R, Silva Guerra H. Factors associated with Burnout Syndrome in medical students. O Mundo da Saúde. 2020 Jan 1;44:280–9.
Available from: https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/948
Prata TSC, Calcides DAP, Vasconcelos EL, Carvalho AA, Melo EV de, Oliva-Costa EF de. Prevalence of Burnout Syndrome and associated factors in medical students under different educational models. Revista da Associação Médica Brasileira. 2021 Jun;67(5):667–74. Available from:
https://doi.org/10.1590/1806-9282.20200937
Almeida G de C, Souza HR de, Almeida PC de, Almeida B de C, Almeida GH. The prevalence of burnout syndrome in medical students. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo). 2016 Feb;43(1):6–10. Available from:
https://doi.org/10.1590/0101-60830000000072
Carro AC, Nunes RD. Ideação suicida como fator associado à síndrome de Burnout em estudantes de Medicina. Jornal Brasileiro de Psiquiatria [Internet]. 2021 Apr 16 [cited 2022 Apr 25];70:91–8. Available from: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000302
Boni RA dos S, Paiva CE, de Oliveira MA, Lucchetti G, Fregnani JHTG, Paiva BSR. Burnout among medical students during the first years of undergraduate school: Prevalence and associated factors. PLoS ONE [Internet]. 2018 Mar 7 [cited 2020 Apr 2];13(3). Available from: https://doi.org/10.1371%2Fjournal.pone.0191746
Taris TW, Le Blanc PM, Schaufeli WB, Schreurs PJG. Are there causal relationships between the dimensions of the Maslach Burnout Inventory? A review and two longitudinal tests. Work & Stress. 2005 Jul;19(3):238–55. Available from:https://doi.org/10.1080/02678370500270453
Serrano, Felipe T., et al. "Burnout syndrome and depression in students of a Colombian medical school, 2018." Revista Colombiana de Psiquiatría (English ed.) 52.4 (2023): 345-351. Available from: https://doi.org/10.1016/j.rcpeng.2021.09.001
Martínez Martínez, Isabel M. , y Marques Pinto Alexandra . "Burnout en estudiantes universitarios de España y Portugal y su relación con variables académicas." Aletheia, vol. , no. 21, 2005, pp.21-30. Redalyc, https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=115013476003
Briggs, Logan G., et al. "Racial and gender differences in medical student burnout: a 2021 national survey." Mayo Clinic Proceedings. Vol. 98. No. 5. Elsevier, 2023. Available from: https://doi.org/10.1016/j.mayocp.2022.11.003
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arthur Henrique Andrade Pereira de Lima, Davi Brarymi Dias , Davi Miguel Pinto de Barros, Demetrius Felipe Santiago, Gabriel Brarymi Dias, Gabriel Gomes Wanderley, Rodrigo Danzi d'Amorim Barretto, Mylena Etelvina de Macedo Alves, Hugo Rafael de Souza e Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Como Citar
Aprovado 2024-07-04
Publicado 2024-07-10