Efeitos da dança nas funções executivas em crianças: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2024.v32.16053Palavras-chave:
Danças, Funções Executivas, Cognição, CriançasResumo
Introdução. A prática da dança é uma atividade física que pode auxiliar e trazer benefícios para a saúde de crianças. Alguns estudos indicam que a dança demonstra a capacidade de desenvolver potencialidades humanas, aprimorar as habilidades básicas dos padrões fundamentais do movimento, estimular a criatividade, favorecer a construção de conhecimento, além de proporcionar sensações de bem-estar, socialização, coordenação motora, noção de espaço e benefícios que afetam as funções executivas. Objetivo. Sintetizar a partir da literatura sobre os efeitos da dança nas funções executivas de crianças e examinar os benefícios que a dança pode oferecer aos alunos em idade escolar. Método. Nesta revisão integrativa a busca foi realizada nas bases de dados PubMed, Scielo e Lilacs. Os critérios de busca incluíram artigos que abordassem dança, funções executivas, crianças e a prática da dança como forma de exercício físico. Resultados. Cinco dos artigos analisados relataram melhorias significativas nas funções executivas, enquanto um não demonstrou melhoras notáveis em seus resultados. Conclusão. Embora tenhamos encontrado uma quantidade limitada de artigos que atendessem aos critérios estabelecidos, a maioria deles evidenciou progressos nas funções executivas por meio da prática da dança. A memória de trabalho, o controle inibitório e a flexibilidade cognitiva foram aspectos que apresentaram melhorias substanciais.
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Aceito: 2024-03-05
Publicado: 2024-03-14