Coletivos culturais promovendo jovens protagonistas: da escola para a comunidade

Autores

  • Joao Eduardo Coin de Carvalho Universidade Paulista https://orcid.org/0000-0003-4772-6194
  • Beatriz Reis de Sousa Universidade Paulista - UNIP
  • Eduarda Adão Dantas Universidade Paulista - UNIP
  • Juliana Oliveira Costa Silva Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.15842

Palavras-chave:

grupo social, jovens, arte, escola, pesquisa qualitativa

Resumo

Introdução. Os coletivos culturais são espaços sociais de acolhimento e segurança no qual os jovens possuem, através da interação entre si, inserida na promoção da arte e da cultura, a possibilidade de exercerem suas individualidades e se desenvolverem. Objetivo. Conhecer o processo e as implicações da formação e do funcionamento de um coletivo cultural localizado na periferia da cidade de São Paulo, bem como suas consequências no desenvolvimento no enfrentamento da desigualdade social. Método. Através de uma pesquisa qualitativa, a coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 7 jovens participantes de um coletivo cultural. As entrevistas foram submetidas à análise temática de conteúdo. Resultados. Os resultados revelam a expressiva contribuição da escola na instituição do coletivo cultural. Para estes jovens, o coletivo cultural é um importante espaço de socialização, desenvolvimento e fomento do seu protagonismo, contribuindo para a transformação social por meio da poesia e da música. Além disso, possui grande importância para a comunidade na qual está inserido, diante da escassez na oferta de atividades culturais e sociais. Conclusões. Os coletivos culturais podem ser importantes caminhos para o desenvolvimento destes jovens ao proporcionar a possibilidade de superação e a transformação de suas realidades por meio da arte. Neste sentido, é importante que se realizem pesquisas que permitam a observação e acompanhamento destes coletivos, o que pode ampliar os entendimentos sobre a dinâmica das relações e as condições para a instituição e sustentação de coletivos comprometidos com a transformação da sociedade.

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Publicado

2023-11-01

Como Citar

Coin de Carvalho, J. E., Sousa, B. R. de, Dantas, E. A., & Silva, J. O. C. . (2023). Coletivos culturais promovendo jovens protagonistas: da escola para a comunidade. Revista Neurociências, 31, 1–25. https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.15842

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2023-10-28
Aceito: 2023-10-31
Publicado: 2023-11-01