Relação da Neuroplasticidade e Autorregulação através da Metacognição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.15493

Palavras-chave:

Neuroplasticidade cerebral, Metacognição, Autorregulação, Desenvolvimento cognitivo, Aprendizagem efetiva.

Resumo

Objetivo. A presente revisão de literatura tem como objetivo analisar como a neuroplasticidade cerebral desempenha um papel crucial no processo de desenvolvimento metacognitivo e autorregulatório. Método. Foi realizada uma revisão narrativa de literatura nos bancos de dados Google Scholar, Portal de Periódicos CAPES e Scientific Electronic Library (SciELO). Foram incluídos artigos experimentais publicados nos últimos 10 anos, disponíveis na íntegra, nos idiomas português, inglês e espanhol, que se referiam à relação entre metacognição e autorregulação, autorregulação e neuroplasticidade. Resultados. O treinamento cognitivo, como o desenvolvimento das habilidades metacognitivas, leva a uma maior interconectividade da rede neural entre os lobos frontal e parietal, resultando em um aumento de sinapses nessas áreas e uma maior mielinização dos axônios, o que acelera a transmissão de impulsos nervosos. Conclusão. O desenvolvimento dessas habilidades pode influenciar positivamente o sucesso e o bem-estar humano em diversas áreas, como trabalho corporativo, aprendizagem educacional e convívio social, através da autorregulação das emoções e de uma melhor elaboração de ações para tomada de decisão. Portanto, a metacognição, autorregulação e neuroplasticidade são fundamentais para uma aprendizagem efetiva e o desenvolvimento humano. Essas habilidades podem ser cultivadas desde a infância e ensinadas aos adultos, promovendo uma melhoria no desempenho cognitivo e na capacidade de análise crítica, adaptação e reflexão sobre si mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Karlen Y, Hertel S, Hirt CN. Teachers’ professional competences in self-regulated learning: An approach to integrate teachers’ competences as self-regulated learners and as agents of self-regulated learning in a holistic manner. Front Educ 2020;5:159. https://doi.org/10.3389/feduc.2020.00159

Quigley A, Muijs D, Stringer E. Metacognition and self-regulated learning guidance report. London: Sutton Trust-EEF; 2018. https://educationendowmentfoundation.org.uk/tools/guidance-reports/metacognition-and-self-regulated-learning/

Flavell JH. Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive–developmental inquiry. Am Psychol 1979;34:906. https://doi.org/10.1037/0003-066X.34.10.906

Andrade AACD, Rodrigues MCR, Tette PPM, Silva BMS, Almeida BCD, Pereira HDR, et al. Promoção De Estratégias De Aprendizagem Em Estudantes De Psicologia. Psicol Esc Edu 2020;24:1-9. https://doi.org/10.1590/2175-35392020212962

Varshney LR, Barbey AK. Beyond IQ: The Importance of Metacognition for the Promotion of Global Wellbeing. J Intelligence 2021;9:54. https://doi.org/10.3390/jintelligence9040054

Coelho CL, Sodré CZ. Raciocínio Lógico, Avaliação Interativa E Ludicidade No Contexto Da Inclusão. Rev IberoAm Est Edu 2019;14:470. https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.11674

Locatelli SW, Alves NCB. Aproximações Entre O Monitoramento Metacognitivo E a Elaboração De Portfólio Em Uma Disciplina De Química Geral. Amazônia (Universidade Federal Do Pará). 2018;14:79-92. https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5578

Trust-EEF S. Teaching and learning toolkit. London: Sutton Trust-EEF; 2013. https://educationendowmentfoundation.org.uk/education-evidence/teaching-learning-toolkit

Kolb B, Gibb R. Searching for the principles of brain plasticity and behavior. Cortex 2014;58:251-60. https://doi.org/10.1016/j.cortex.2013.11.012

Sitaram R, Ros T, Stoeckel L, Haller S, Scharnowski F, Lewis-Peacock J, et al. Closed-loop brain training: the science of neurofeedback. Nature Rev Neurosci 2017;18:86-100. https://doi.org/10.1038/nrn.2016.164

Boruchovitch E, Santos AAA. Psychometric Studies of the Learning Strategies Scale for University Students. Paidéia Cad Psicol Edu 2015;25:19-27. https://doi.org/10.1590/1982-43272560201504

Sarrasin JB, Nenciovici L, Foisy LMB, Allaire-Duquette G, Riopel M, Masson S. Effects of teaching the concept of neuroplasticity to induce a growth mindset on motivation, achievement, and brain activity: A meta-analysis. Trends Neurosci Edu 2018;12:22-31. https://doi.org/10.1016/j.tine.2018.07.003

Debarnot U, Sperduti M, Di Rienzo F, Guillot A. Expert’s bodies, expert’s minds: how physical and mental training shape the brain. Front Hum Neurosci 2014;8:280. https://doi.org/10.3389/fnhum.2014.00280

Pascual-Leone A, Amedi A, Fregni F, Merabet LB. The plastic human brain cortex. Annu Rev Neurosci 2005;28:377-401. https://doi.org/10.1146/annurev.neuro.27.070203.144216

Cherrier S, Wattelez G, Ferrière S, Borst G. NeuroStratE: An educational neuroscience intervention to reduce procrastination behavior and improve executive planning function in higher students. Front Educ 2023;8:217. https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1149817

Elimari N, Lafargue G. Network neuroscience and the adapted mind: Rethinking the role of network theories in evolutionary psychology. Front Psychol 2020;11:545-632. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.545632

Sherwood MS, Kane JH, Weisend MP, Parker JG. Enhanced control of dorsolateral prefrontal cortex neurophysiology with real-time functional magnetic resonance imaging (rt-fMRI) neurofeedback training and working memory practice. Neuroimage 2016;124:214-23. https://doi.org/10.1016/j.neuroimage.2015.08.074

Ferreri L, Mas-Herrero E, Zatorre RJ, Ripollés P, Gomez-Andres A, Alicart H, et al. Dopamine modulates the reward experiences elicited by music. Proc Natl Acad Sci 2019;116:3793-8. https://doi.org/10.1073/pnas.1811878116

Savina E. Self-regulation in preschool and early elementary classrooms: Why it is important and how to promote it. Early Childhood Edu J 2021;49:493-501. https://doi.org/10.1007/s10643-020-01094-w

Rede CpE. Competências Socioemocionais, Metacognição e Tecnologia. Documento Temático 3. 2016. https://cienciaparaeducacao.org/wp-content/uploads/2016/12/Conte%C3%BAdo-Livreto-3.pdf

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Lourenço Nascimento, N. (2023). Relação da Neuroplasticidade e Autorregulação através da Metacognição. Revista Neurociências, 31, 1–13. https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.15493

Edição

Seção

Artigos de Revisão
Recebido: 2023-08-05
Aceito: 2023-11-23
Publicado: 2023-12-05